20.5 C
Brasília
04 abr 2025 06:54

Policlínica do Gama funciona em novo endereço; veja serviços oferecidos

Secretário de Saúde conheceu nova unidade, que agora ocupa o antigo prédio do fórum do Gama. Investimento total da nova estrutura é de cerca de R$ 1,9 milhão

Com nova estrutura física e médica, a Policlínica do Gama está mais ampla e agora funciona no antigo prédio do Fórum, localizado na Praça 2, lote 14, do Setor Central da cidade. Quando estiver totalmente concluída, a unidade será a maior Policlínica do Distrito Federal, aprimorando os serviços prestados à população.

O secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, que esteve nesta terça-feira (25) no local, juntamente com o governador Ibaneis Rocha, destacou que além do novo espaço estar mais amplo, novas especialidades também serão contempladas na Policlínica.

“São 24 consultórios e mais de 13 especialidades atendidas. Já estamos ofertando algumas subespecialidades na pediatria e no ambulatório de feridas, focado no tratamento do pé diabético”, aponta o secretário. “Até 10 de março, o ambulatório de dor crônica também estará funcionando”, complementa.

Estrutura

Ao todo, o edifício possui três pavimentos, com 2.717 metros quadrados de área construída. A cessão de uso gratuito do espaço foi concedida à Secretaria de Saúde (SES-DF) no final de dezembro de 2023, com validade de até 20 anos. A previsão de investimento total é de cerca de R$ 1,9 milhão, oriundo de verbas de manutenção predial e emendas parlamentares.

A nova entrada principal conta com rampa de acessibilidade e os atendimentos ocorrem no primeiro andar, onde foram construídas divisórias, adequando os consultórios em quatro blocos: cada um com recepção e enfermagem, divididos entre especialidades como cardiologia, neurologia, pediatria (geral, reumatologia, pneumologia, alergia, endocrinologia, infectologia), endocrinologia, dermatologia, geriatria, neurologia, nefrologia, feridas complexas, pé diabético, otorrinolaringologia, ginecologia e reumatologia.

Foram aprimorados ainda os banheiros adultos e infantil e um banheiro da família com fraldário. Todo o espaço passou por pintura, troca de piso, iluminação, cadeiras e placas de indicação novas. Outro diferencial é o espaço infantil com bonecas, carrinhos e peças pedagógicas onde as crianças brincam e se entretêm enquanto aguardam consulta.

O secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, que esteve nesta terça-feira (25) no local, juntamente com o governador Ibaneis Rocha, destacou que além do novo espaço estar mais amplo, novas especialidades também serão contempladas na Policlínica | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Foi a primeira vez que a dona de casa Letícia Xavier Lima, 28, levou o filho Theo, de 8 meses, à unidade para uma consulta pediátrica. “Achei o espaço muito bom, bem arrumado, ficou muito legal, tudo novinho. Está mais confortável”, elogia.

Quem também esteve na Policlínica foi a dona de casa Juliete Souza, 35, que acompanhou a filha Thalia Souza ao alergologista. “Ela começou o acompanhamento no Hospital Regional do Gama [HRG] e veio para a Policlínica. Por ser próxima à rodoviária, facilita o acesso. Estou achando maravilhoso. Gostei das instalações”, conta Juliete.

Atendimento

Em 2024, a Policlínica realizou 104,7 mil atendimentos, ainda no antigo espaço. Em janeiro de 2025, já no novo prédio, foram 8,6 mil. A gerente de Serviços da Atenção Secundária da Policlínica e do Centro de Especialidades Odontológicas do Gama, Raquel Carneiro, ressalta que o local é um ganho para a população. “Nossa prioridade é garantir atendimento especializado e de qualidade, cada vez mais humanizado. Com a nova estrutura, isso é feito da melhor forma”, afirma.

Na ala de neurologia, a professora de francês Thayse Gomes, 37, aguardava com o pai José Gomes, 58, a consulta de acompanhamento de Parkinson. “Achei que o local agora acomoda bem, principalmente na neurologia, onde as pessoas geralmente são mais debilitadas. Para quem aguarda o atendimento é mais confortável, higiênico. A infraestrutura também possibilita acessibilidade. Está bem melhor.”

Expansão médica

A expectativa é de que até o fim deste ano os três andares estejam em atividade, totalizando cerca de 46 consultórios para abranger especialidades como o ambulatório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), serviços de radiologia, salas de exames de distúrbios cardíacos e neurológicos, espirometria – exame que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira -, fisioterapia (ortopédica e neurológica), terapia ocupacional, fonoaudiologia, o Centro de Doenças Crônicas, Farmácia do DIP e o Centro de Especialidades Odontológicas, além do Centro de Diabetes e Hipertensão.

– Serviços ambulatoriais
De segunda a sexta-feira, exceto feriados
Horários: 7h às 12h – 13h às 18h – 19h às 23h

– Marcação de consulta
O encaminhamento é feito por meio das unidades básicas de saúde (UBSs) e atendimento via regulação.

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

Por Paula Laboissière O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira...

Rastreamento de câncer de intestino identifica lesões em 231 pacientes

Por Douglas Corrêa Uma ação de rastreamento de câncer de...

Filme e projeto educacional alertam para racismo no atendimento médico

Por Léo Rodrigues Diagnóstico tardio, erros médicos, dificuldade de acesso...

PIX parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Por Wellton Máximo Um dia depois de o presidente do...

Atenção humanizada no SUS vai à sanção presidencial

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (3) projeto...

DF ganha lei que amplia ações de prevenção e combate aos incêndios florestais

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira...

Operação verifica origem e condições de pescados comercializados no DF

Uma operação fiscalizou a qualidade dos pescados congelados comercializados...

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

Nesta sexta-feira (4), Brasília será palco do 1º Workshop...

Destaques

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

Por Paula Laboissière O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira...

Rastreamento de câncer de intestino identifica lesões em 231 pacientes

Por Douglas Corrêa Uma ação de rastreamento de câncer de...

Filme e projeto educacional alertam para racismo no atendimento médico

Por Léo Rodrigues Diagnóstico tardio, erros médicos, dificuldade de acesso...

PIX parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Por Wellton Máximo Um dia depois de o presidente do...

Atenção humanizada no SUS vai à sanção presidencial

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (3) projeto...