22.5 C
Brasília
15 abr 2025 21:22

Saúde do DF promove curso introdutório para 400 novos Agentes Comunitários de Saúde

Capacitação visa fortalecer a Atenção Primária e aprimorar atendimento à população do DF

Por Karinne Viana

A Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-DF), deu início ao Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Destinado a 400 novos profissionais, o evento inaugural ocorreu nesta semana (24), na Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga Sul.

“Os ACSs são o elo entre a comunidade e os serviços de saúde. Ao visitar os lares, identificam necessidades e repassam essas informações às equipes de Saúde da Família. Esse trabalho fortalece o atendimento e permite uma abordagem mais próxima e eficiente”, destaca a coordenadora de Atenção Primária à Saúde (APS) da SES-DF, Sandra Araújo.

O curso, com carga horária de 40 horas, tem formato híbrido e aborda temas essenciais para a atuação dos agentes, como políticas públicas de saúde, controle social, promoção do bem-estar e prevenção de doenças. A capacitação faz parte do Plano de Educação Permanente em Saúde (Peps) da SES-DF, um programa de qualificação contínua dos servidores da pasta.

Com formato híbrido, o curso terá carga horária total de 40 horas entre encontros presenciais e online. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

“O Peps é uma estratégia para fortalecer a qualificação dos profissionais, garantindo que atuem com mais segurança e eficiência junto à comunidade”, explica a coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da SES-DF, Mabelle Roque.

Entre os agentes participantes da capacitação, José Antônio Ramos, da Unidade Básica de Saúde (UBS) 17 de Ceilândia, vê o curso como uma oportunidade fundamental: “Minha expectativa é aprender a atuar na rua, a lidar com as famílias e a entender melhor nosso papel”, diz.

Para o ACS Matheus Lamartine, da UBS 1 de Santa Maria, a chegada dos colegas reforça o atendimento à população. “Com a ampliação das equipes, podemos fortalecer o suporte aos pacientes. Nosso papel é fazer uma ponte entre a comunidade e os serviços de saúde, garantindo acompanhamento e orientações adequadas.”

“Minha expectativa é aprender a lidar com a comunidade e a entender melhor nosso papel”, revela o ACS José Antônio Ramos. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Reforço no atendimento

Os novos servidores fazem parte de um grupo de 400 ACSs nomeados em 29 de novembro do ano passado. Os profissionais vão atuar nas sete Regiões de Saúde do DF, integrando as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) nas UBSs.

Esses profissionais serão responsáveis ainda pela busca por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), agendando consultas e solicitando exames a pacientes em situação de vulnerabilidade ou com dificuldades de locomoção, entre outras funções. Atualmente a SES-DF conta com quase 1,4 mil ACSs na ativa.

Destaques

Laboratórios de criminalística do DF garantem alto índice de resolução de crimes

Por Jak Spies A segunda parte das matérias em que a Agência...

COP30: Evento internacional fortalece protagonismo de Brasília na governança das águas

Por Ana Paula Siqueira Brasília vai sediar a 6ª Conferência Internacional...

Nota Legal: Prazo para indicar conta bancária acaba em 12 de maio

Os contribuintes contemplados com prêmios no segundo sorteio de...

Ferramenta de inteligência artificial reforça serviços de auditoria e fiscalização no DF

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e o Tribunal...

GDF inaugura pavimentação de acesso ao CED Incra 9 e vai levar asfalto a mais escolas em Ceilândia

Por Thaís Miranda Com objetivo de facilitar o deslocamento de professores,...