20.5 C
Brasília
06 abr 2025 03:38

Novo fluxo de atendimento do HMIB é definido enquanto centro obstétrico é reformado

Medidas visam garantir que serviços continuem funcionando de forma segura e eficaz, oferecendo cuidados adequados a gestantes e recém-nascidos

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) definiu um novo fluxo de atendimento para o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), enquanto são realizadas reformas no Centro Obstétrico (CO) da unidade. Para garantir a continuidade dos serviços de saúde, alguns setores serão realocados e pacientes redirecionados, visando à manutenção da qualidade no atendimento durante o período de reformas.

O Centro Obstétrico passará por obras por conta de rachaduras e infiltrações no solo, identificadas pela Defesa Civil – os serviços serão iniciados após a realocação dos espaços e o remanejamento dos pacientes. As novas diretrizes de fluxo de atendimento para gestantes e recém-nascidos têm como objetivo preservar a integridade dos usuários, profissionais de saúde e familiares.

Enquanto o Centro Obstétrico do Hmib é reformado, haverá uma realocação dos espaços internos e o remanejamento de alguns pacientes para outras unidades | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Realocação

Entre as mudanças estabelecidas, destaca-se o remanejamento das instalações do Centro Obstétrico, que incluem consultórios, salas de pré-parto e exames, para outra área do hospital. A UTI Neonatal, que fica ao lado do CO, também será removida e passará a funcionar na nova Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin) Canguru. O espaço está recebendo adequações para ofertar os cuidados necessários aos prematuros extremos.

Todas as remoções e transferências de pacientes serão feitas com responsabilidade e segurança, conforme protocolos e o Manual de Práticas de Segurança do Paciente

Todo esse trabalho está sendo feito de maneira programada e segura, com acompanhamento da Diretoria de Vigilância Sanitária.

A UTI Neonatal funcionará com capacidade reduzida de 17 leitos. A prioridade de atendimento será para gestantes de alto risco vinculadas ao Hmib e para bebês com malformações congênitas, que necessitam de intervenção especializada, como cirurgias pediátricas.

Os recém-nascidos estão sendo avaliados pela equipe médica e os bebês que apresentarem condições clínicas serão transferidos para outros hospitais da rede pública.

Redirecionamento de fluxo

Além de mudanças na organização dos espaços do Hmib, a Secretaria de Saúde também anunciou o redirecionamento do atendimento de gestantes e parturientes de acordo com sua idade gestacional e a localização das pacientes:

⇒ Gestantes e parturientes com idade gestacional igual ou menor a 37 semanas, residentes no Guará, serão direcionadas para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN);

⇒ Gestantes e parturientes com idade gestacional menor ou igual a 37 semanas, residentes no Riacho Fundo e no Riacho Fundo II, serão encaminhadas para o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB);

⇒ Gestantes e parturientes com idade gestacional maior que 32 semanas, residentes no Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico, serão atendidas exclusivamente no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB);

⇒ Gestantes e parturientes com idade gestacional maior que 32 semanas, residentes em Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Recanto das Emas e Samambaia, serão atendidas no Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

Garantia de segurança e qualidade

A SES-DF reforça que todas as remoções e transferências de pacientes serão feitas com responsabilidade e segurança, conforme protocolos e o Manual de Práticas de Segurança do Paciente.

A reorganização dos fluxos e a implementação das medidas visam garantir que os serviços do Hospital Materno Infantil de Brasília continuem oferecendo cuidados adequados a gestantes e recém-nascidos.

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

Por Paula Laboissière A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Após caso registrado em março, DF volta a considerar sarampo eliminado

Por Luiz Claudio Ferreira Vinte dias depois da confirmação do...

Chuvas: com mais de 300 desalojados, Angra dos Reis decreta emergência

Por Vitor Abdala As chuvas deixaram pelo menos 346 pessoas...

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Por Edgard Matsuki Os contribuintes têm três opções para fazer a...

Shopping em Taguatinga recebe exposição sobre educação no trânsito

Como parte das comemorações pelos 28 anos da implantação...

Primeira creche pública do Riacho Fundo oferecerá atendimento integral para 188 crianças

Por Thaís Umbelino A comunidade do Riacho Fundo se prepara para...

Destaques

Medicina Nuclear do Hospital de Base: crescimento e excelência no diagnóstico e tratamento

O Núcleo de Medicina Nuclear do Hospital de Base...

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

Por Paula Laboissière A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Após caso registrado em março, DF volta a considerar sarampo eliminado

Por Luiz Claudio Ferreira Vinte dias depois da confirmação do...

Chuvas: com mais de 300 desalojados, Angra dos Reis decreta emergência

Por Vitor Abdala As chuvas deixaram pelo menos 346 pessoas...

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Por Edgard Matsuki Os contribuintes têm três opções para fazer a...