26.5 C
Brasília
24 abr 2025 17:15

GDF Mais Perto do Cidadão leva inclusão, serviços e acolhimento ao Gama

Evento reforça políticas públicas para pessoas com autismo e ofereceu serviços gratuitos à população, como emissão de documentos, atendimento oftalmológico, oferta de inscrições para casamentos comunitários e vacinação de pets

O Gama recebeu, neste sábado (12), mais uma edição do programa Governo do Distrito Federal (GDF) Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF). Com foco na conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), em alusão à campanha Abril Azul, o evento teve como destaque a inauguração de um espaço sensorial — ambiente terapêutico adaptado para auxiliar no tratamento de crianças com autismo. A sala foi planejada para oferecer estímulos controlados, que ajudam no processamento de informações sensoriais e promovem mais conforto e bem-estar.

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, destacou a importância do programa que leva serviços gratuitos para perto da população e comentou a construção de um novo centro de referência para atendimento a pessoas com autismo no Distrito Federal, anunciada na última quarta-feira (9). “É uma política pública muito importante de inclusão, que merece atenção e cuidado do poder público. O centro será especializado, com profissionais capacitados para oferecer um atendimento de excelência.”

Governadora do DF em exercício, Celina Leão destacou as políticas públicas do GDF para acolher autistas e seus familiares | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Ela ressaltou que, além do cuidado com os autistas, o projeto contempla o acolhimento das famílias. “Já temos um projeto da Secretaria da Mulher voltado para as mães atípicas, mas que também acolhe todas as mães. Esse centro vai cuidar com qualidade e atenção. Temos certeza de que começamos com um, mas teremos vários espalhados pelo DF.”

Em relação ao Mais Perto do Cidadão, Celina enfatizou o sucesso do programa. “Já realizamos mais de 300 mil atendimentos. Ele reúne todas as secretarias com prestação de serviços gratuitos e também conta com a participação da sociedade civil organizada, com muitos voluntários”, explicou. Segundo ela, o evento vai além dos atendimentos: também proporciona lazer e entretenimento, com o intuito de aproximar o Estado do cidadão, pois essa presença constante nas comunidades é um diferencial para a gestão pública.

Entre os atendimentos disponíveis, a programação contou com o Na Hora, Polícia Civil, vacinação de pets, corte de cabelo, serviços de beleza e bem-estar, espaço infantil e apresentações culturais. O estande do programa Direito Delas também esteve presente, com orientações sobre prevenção à violência contra a mulher.

Marcela Passamani: “Quando o governo sai do gabinete e vem para perto do cidadão, ele mostra que está realmente à disposição. Nós somos servidores públicos, estamos aqui para servir”

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de se aproximar da população e de levar pautas prioritárias à tona, como a inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista, especialmente neste mês de abril. Ela reforçou o compromisso da atual gestão com a causa do autismo. “Sabemos do olhar diferenciado do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão, ainda mais agora com o Centro de Referência, que já foi anunciado e divulgado.”

A secretária contou que a programação do evento incluiu palestras e espaços de debate. “Queremos discutir cada vez mais esse assunto, que está tão presente e atualizado em nossa sociedade, e mostrar a atenção do governo com essa pauta.” Ao comentar sobre a conexão entre o governo e a população, ela reforçou que esse é um diferencial da atual gestão. “Quando o governo sai do gabinete e vem para perto do cidadão, ele mostra que está realmente à disposição. Nós somos servidores públicos, estamos aqui para servir”, afirmou.

Segundo o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, a atual gestão tem promovido uma série de ações voltadas para a população, com foco na presença ativa onde há necessidade. “O cidadão chega aqui, é acolhido, toma um café, se sente em casa. Isso é governar de verdade: estar perto do povo, dar atenção ao que realmente importa. O governo está presente, trabalhando e ouvindo. Quando a gente passa por aqui, escuta a comunidade”, destacou.

Frank dos Santos aproveitou para tirar a segunda via da Carteira de Identidade

O cozinheiro Frank dos Santos, 31 anos, foi ao local em busca da segunda via da Carteira de Identidade e saiu satisfeito com o atendimento. “Foi ótimo, consegui rapidinho. Agora está marcado para o dia 2 pegar a nova identidade”, contou. Para ele, ter a carreta de serviços próxima de casa fez toda a diferença. “Facilitou muito a minha vida, porque é tudo muito corrido para mim. Eu não tinha tempo de ir a outro lugar pra tirar a segunda via. E ainda aproveitei e tirei a do meu filho também”, disse.

Frank destacou a praticidade de resolver tudo em um só lugar: “Já fiz dois serviços num dia só, tudo numa lapada só. Facilitou demais”.

O projeto Viver 60+ também esteve presente na ação. A iniciativa oferece atendimentos oftalmológicos gratuitos e doação de óculos para pessoas idosas. A aposentada Aparecida de Jesus, 62, procurou atendimento para conseguir óculos e saiu satisfeita com a agilidade do serviço. “Agora já estou na escolha das armações dos óculos”. Ela destacou como foi positivo resolver tudo perto de casa, sem enfrentar a demora comum em outros lugares. “Foi muito bom. Inclusive, enquanto eu estava trabalhando, meu marido falou que já tinha conseguido.

Solidariedade e união

Erica de Sousa elogiou a desburocratização que encontrou no GDF Mais Perto do Cidadão

O público pôde se informar sobre o programa Casamento Comunitário, que promove cerimônias civis gratuitas para casais em situação de vulnerabilidade social. A dona de casa, Erica de Sousa, 36, aproveitou a oportunidade para resolver a documentação do casamento — e deu certo. “Eu vou casar, graças a Deus”, comemorou. Sobre o atendimento, ela foi só elogios: “Foi muito bom, maravilhoso. Rapidinho consegui resolver”.

Ela ressaltou que não esperava tanta facilidade para resolver um processo que, geralmente, é bastante burocrático. “Desde o ano passado eu estou tentando. Já tentei em Goiás e não consegui. Aí me mudei pra cá e agora foi tudo rápido. Consegui resolver uma coisa que achei que ia demorar bem mais”, relatou. Animada com a oficialização da união, ela brincou: “As crianças estão doidas para contar que o pai e a mãe vão se casar”.

Outra atração que fez sucesso nesta edição foi o Brechó Compartilha Amor, ação solidária do programa Voluntariado em Ação. O espaço disponibilizou roupas, calçados e acessórios arrecadados ao longo do ano. Cada pessoa pôde escolher até cinco peças gratuitamente.

Espaço sensorial

Cintia Marques: “Com respeito e empatia da comunidade, os autistas vão ganhando mais espaço e conseguindo mostrar que também têm toda a capacidade para se desenvolver no mundo”

A neuropsicóloga infantil voluntária Cintia Marques explicou que o espaço sensorial foi criado com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância das texturas e sensações para pessoas com autismo. “Esse espaço é sensorial para a gente poder trazer para a comunidade o conhecimento de como é importante a textura e as sensações para o autismo”, explicou.

Segundo ela, no espectro autista podem ocorrer dois tipos principais de resposta sensorial: a hiporreatividade e a hiperreatividade. “Ou a pessoa tem dificuldade de se sentir estimulada, ou se estimula com muita facilidade. Isso, muitas vezes, pode causar reações intensas e muito estresse”, destacou.

Cintia contou que a equipe participou de forma voluntária com o propósito de promover uma abordagem mais curiosa e criativa, capaz de sensibilizar a população. “A gente veio conversar com a comunidade para trazer essa percepção de uma maneira mais humanizada.”

Ela ressaltou a importância da conscientização da sociedade para melhorar a convivência com pessoas autistas. “Os autistas são gente como a gente, só têm uma maneira diferente de perceber o mundo. E, com respeito e empatia da comunidade, eles vão ganhando mais espaço e conseguindo mostrar que também têm toda a capacidade para se desenvolver no mundo.”

Bolsonaro divulga recorte de vídeo sobre intimação do STF em UTI do hospital DF Star

Por Kleber Karpov Após divulgações de vídeo da intimação do...

Teatro: “A Trança Perdida” estreia em Brasília

A circulação do espetáculo “A Trança Perdida” chega pela...

Lucilene Florêncio assume Superintendência da Região de Saúde Oeste

PUBLICADO EM 24/04/2025 ÀS 00H50 - ALTERADO AS 24/04/2025...

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...

GDF e Uber vão assinar acordo de cooperação para alertas de emergência

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a...

Destaques

Bolsonaro divulga recorte de vídeo sobre intimação do STF em UTI do hospital DF Star

Por Kleber Karpov Após divulgações de vídeo da intimação do...

Teatro: “A Trança Perdida” estreia em Brasília

A circulação do espetáculo “A Trança Perdida” chega pela...

Lucilene Florêncio assume Superintendência da Região de Saúde Oeste

PUBLICADO EM 24/04/2025 ÀS 00H50 - ALTERADO AS 24/04/2025...

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...