Embora Memorando aponte problema, Secretaria de Saúde nega desabastecimento
Por Kleber Karpov
Política Distrital (PD) recebeu denúncia, nessa quinta-feira (24/Nov), que os Centros de Saúde da Região Administrativa (RA) Taguatinga, devem suspender a realização de hemograma completo. O motivo é a falta de reagentes e tubos de EDTA. Porém a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), nega a suspensão, nega a suspensão dos exames.
Uma fonte de PD encaminhou cópia do Memorando nº 401/2016, de 22 de novembro, emitido pela Superintendência da Região de Saúde Sudoeste, que compreende a RA Taguatinga. O documento por sua vez, aponta a suspensão temporária em decorrência da “escassez de reagentes e tubos com EDTA para coleta de hemograma.”.
“Absurdo”
Para o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Laboratórios do DF, André Cruz, criticou a suspensão da realização dos exames nos Centros de Saúde em Taguatinga. De acordo com Cruz,
“Essa situação que o laboratório está vivendo é uma verdadeira calamidade um centro de saúde, suspender a realização de coletas para exame por falta de tubos. Hoje a pessoa vai até o centro de saúde, consegue uma consulta com o médico que pede uma bateria de exames e esse exame não é feito por falta de tubo para acondicionar o sangue é um absurdo acontecer na capital do país.”.
O Sindicalista também lembrou que o Laboratório Central (LACEN) da SES-DF também não está realizando exames por falta de reagente de Hepatite e de HIV. Cruz explicou que a unidade recebeu tubos para coleta de exames, que foram parar no lixo, o que observou ser uma prática criminosa.
“Se não tem reagente, não tem porque ficar mascarando para a população, se gastando tubos sabendo que não vai ser realizado o exame. Agora estamos sem tubo de hemograma e de bioquímica, os mais utilizados na rede. O HRT não está fazendo coleta para rotina. É penas para quem está internado. O laboratório está um verdadeiro caos. Parece que a intenção é deliberada para se colocar OS.”, concluiu.
O que diz as Secretaria de Saúde
PD fez contato coma SES-DF para questionar a suspensão da realização dos exames de hemograma. Por meio da Assessoria de Comunicação a Secretaria se limitou a informar: “A informação é improcedente. Não há falta de reagentes para hemograma.”.
Resta saber quem está equivocado. Se a Superintendência ou o secretário de Saúde.