Por Sandro Gianelli
O deputado federal Izalci (PSDB) foi sabatinado por profissionais da imprensa. O evento teve a presença de representantes de Blog’s, Jornais, Rádios e TV. A Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno (ABBP) esteve presente.
Balanço
Durante o encontro Izalci fez um balanço sobre a sua atuação na Câmara Federal e como coordenador da Bancada do DF.
Reforma do Ensino Médio
O deputado demonstrou orgulho em relação aos resultado obtidos nos trabalhos à frente da Presidência da Comissão Mista, que avaliou a MP 746, sobre a Reforma do Ensino Médio.
Governo de Brasília
Izalci relatou que uma aproximação do PSDB e o PSB nacional resultou numa conversa entre ele e o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que busca nos quadros técnicos do PSDB um reforço para auxiliar o governo.
Exigências
O PSDB local apresentou algumas exigências que foram encaminhadas para o governador Rollemberg e, se acatadas, darão início a uma aliança. Izalci afirmou que “a aliança será pragmática pensando no que é melhor para Brasília”.
Eleições
Para Izalci ainda é cedo para afirmar se o PSDB e o PSB irão compor qualquer tipo de coligação eleitoral em 2018.
Candidatura própria
Izalci afirmou que o PSDB pretende ter candidatura própria em 2018, como ocorreu em 2014. “Sou candidato ao GDF e não vejo nenhum problema em estender a mão ao governador Rollemberg. Os interesses de Brasília estão acima das disputas partidárias”.
Câmara Legislativa
Para Izalci a eleição do deputado distrital Joe Vale (PDT) não foi ruim nem para a Câmara Legislativa e nem para a cidade. “O Joe é da base do governo, um parlamentar ponderado e que vai manter um diálogo construtivo com o Palácio do Buriti”, afirmou.
Cargos
O parlamentar afirmou que este não é o momento para discutir sobre cargos no governo. Nos bastidores é tido como certo a realização de uma reforma administrativa no governo no início de 2017.
Gestão integrada
O PSDB apresentou 15 pontos para a construção de uma gestão integrada em favor do Distrito Federal. A negociação destes pontos será o ponta pé inicial da aliança entre o partido e o GDF.
Gestão integrada 2
O ponto que mais chama a atenção, pela questão política, é a exclusão do Partido dos Trabalhadores de posições na administração direta e indireta do DF.
Gestão integrada 3
O PSDB defende o combate irrestrito à corrupção; uma reforma administrativa; a reorganização da gestão na área da saúde; a valorização dos professores; a abertura do diálogo com as corporações e entidades representativas da segurança pública e a revisão da Política Fiscal no DF.
Gestão integrada 4
E por fim, transparência acessível ao público; integração dos serviços públicos com tecnologia e comunicação; efetivo processo de regularização fundiária; implementação de políticas de sustentabilidade; readequação, manutenção e qualificação dos programas sociais; revitalização dos espaços culturais e de prática esportiva.
Fonte: Blog do Sandro Gianelli