27.5 C
Brasília
06 abr 2025 16:19

Exclusivo: Baixo estoque de medicamentos e insumos no Hospital de Base revelam fragilidade da gestão da Saúde no DF

Maior hospital do DF, unidade atende população do DF, entorno e estados circunvizinhos para procedimentos de alta complexidade. Estoques baixos ou zerados, pós reposição de estoques, revela problemas de gestão da da Secretaria de Saúde

Por Kleber Karpov

Em 3 de janeiro, Política Distrital teve acesso a lista de pedidos, semanal, de insumos da farmácia do Hospital de Base do DF (HBDF). Os itens solicitados, à Administração Central da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), para abastecer o HBDF, o estoque, naquela data, revelava o nível de desabastecimento do hospital.

A documentação foi recebida de um servidor da SES-DF, com sigilo da identidade, a pedido. De acordo com o profissional de saúde, lotado no HBDF, a situação está insustentável, o que atribui a falta de gestão por parte do GDF, a alertou para um perigo recorrente em manchetes de jornal.

“O que o governo tem feito com a saúde é um crime. Pessoas estão morrendo, por isso não dá para ser conivente”, disse.

Em falta

Da listagem de 176 insumos solicitados, 76,6%, equivalente a 98 itens, estavam com o estoque zerado. Entre os produtos em falta constam tubos endotraqueais, tubos extensores para aspiração, sondas de foley, catéters intravenosos,  drenos e conjuntos para drenagem mediastinal, equipos parenteral foroprotetor, agulhas anestésicas, agulhas hipodérmicas, ataduras de algodão e de crepom, compressas cardíaca e de gaze, kit com catéter para acesso venoso central, frascos para urocultura, filtro barreira hidrófobo para retenção de vírus/bactéria, cânulas endotraqueais, bolsas coletoras para armazenagem de descarte de grandes volumes de secreções.

Pós reposição

O blog monitorou ainda os estoques dos insumos, após a reposição, por parte da SES-DF. Após o abastecimento do HBDF, em 9 de janeiro, Política Distrital teve acesso a nova listagem dos insumosAo todo, 33 itens permaneceram com os estoques zerados.

De acordo com a fonte de Política Distrital, outros itens haviam acabado naquela ocasião e a reposição de estoque foi insuficiente para atender a demanda do HBDF.

“Não teve reposição de estoque nenhuma, considerável. Nesse momento, no centro cirúrgico do Base, acabaram as tocas e os pró-pés. Ou os médicos, equipe de enfermagem e pacientes providenciam tocas com panos ou sacos ou as cirurgias serão canceladas.”, disse.

10 dias depois

O blog, antes de publicar a matéria, teve a curiosidade de questionar a fonte se houve alguma mudança substancial desde a o recebimento da remessa em 9 de janeiro, isso por considerar que tais reposições são semanais. Porém, segundo o servidor, o estoque permanece crítico. “Todos os itens estão zerados. Hoje [20/jan] por sinal, estamos zerados em catéter de PAI e coletor de urina aberto e fechado. Além de tudo o que havia enviado antes.”, concluiu.

A outra parte

Na ocasião, Política Distrital questionou a SES-DF, sobre a falta de insumos na unidade, porém, não recebeu parecer da Secretaria sobre o assunto. O blog questionou ainda se o estoque de medicamentos estava em estado crítico. A Pasta se limitou a refutar o questionamento sem entrar em detalhes.

“A direção do Hospital de Base informa que é improcedente a informação de que o estoque dos medicamentos está em ‘estado crítico’. Além disso, a unidade recebeu medicamentos nesta terça-feira (03).

Medicamentos

Porém, além da falta de insumos, a fonte aponta também que a falta de medicamentos é constante. Entre os medicamentos com estoques zerados, em 9 de janeiro, após a reposição da SES-DF,  o blog obteve listagem em que constam: Atracúrio e Cisatracúrio, ambos utilizados para relaxamento muscular durante procedimentos cirúrgicos ou em Unidade de Terapia Intensiva (UTI); Insulina, Dexametasona, Lidocaína, Pantoprazol utilizado no tratamento de úlcera e refluxo gastro esofágico; Paracetamol, Rocurônio, Efedrina, Sulfato de Magnésio.

Retaliações

Para impedir qualquer possibilidade de reconhecimento da fonte de Política Distrital, em decorrência de possíveis retaliações da SES-DF, e no intuito de garantir total sigilo sobre a identidade do colaborador do blog e da população do DF, a pedido, o blog retirou a listagem, mesmo sem identificação da mesma.

Atualização 22/01/17 às 19h49

inteligência artificial criada por brasileiros avalia risco de agravamento da hanseníase

Por Flávia Albuquerque Pesquisadores brasileiros da Escola de Medicina e...

Educação digital protege de malefícios do uso excessivo de telas

Por Mariana Tokarnia Acordar e olhar o celular, almoçar e jantar...

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

Por Paula Laboissière A campanha nacional de vacinação contra a...

Ibaneis lança Celina Leão como pré-candidata ao Governo do DF em 2026

Por Kleber Karpov e Priscilla Simbolicamente o governador do DF,...

Destaques

inteligência artificial criada por brasileiros avalia risco de agravamento da hanseníase

Por Flávia Albuquerque Pesquisadores brasileiros da Escola de Medicina e...

Educação digital protege de malefícios do uso excessivo de telas

Por Mariana Tokarnia Acordar e olhar o celular, almoçar e jantar...

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

Por Paula Laboissière A campanha nacional de vacinação contra a...

No aniversário de 65 anos, Brasília ganha vinho exclusivo de projeto que integra a Rota das Uvas

Por Adriana Izel O vinho brasiliense já tem seu próprio terroir....

GDF amplia oportunidades de emprego, no esporte e investe na mobilidade para as pessoas com deficiência

Por Catarina Loiola e Thaís Umbelino Cuidar da população é assistir...