23.7 C
Brasília
02 abr 2025 19:44

O Plantonista 12 Mai 2017

Sabotagem na Saúde?

Estranhamente, após a Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF) publicitar que acionou a Delegacia Especial de Repressão ao Crime contra a Administração Pública (DECAP) da Polícia Civil do DF (PCDF) para apurar possíveis práticas de sabotagem nos sistemas de gestão da SES-DF,  que gerenciam informações dos pacientes e dos servidores, a exemplo de prontuários e folha de ponto.

o sistema, finalmente voltou a funcionar, após apresentar instabilidades, desde segunda-feira (8/Mai), mesmo que apresentando instabilidade.

O Secretario-adjunto de Gestão em Saúde: Ismael Alexandrino Junior, em entrevista à Rádio CBN informou que a PCDF foi acionada para averiguar a possibilidade sabotagem, interna ou externa dos sistemas de gestão.


“Terminou em pizza sim!”

Foi o que afirmou o deputado distrital, Wellington Luiz (PMDB) presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, em relação ao relatório final apresentado pelo colega Lira (PHS)(11/Mai), relator da CPI.

No relatório, que avaliou problemas na gestão do ex-governador, Agnelo Queiroz (PT) e do atual, o socialista, Rodrigo Rollemberg (PSB), aprovado na CPI por 4 votos favoráveis e 3 contrários, Lira não apontou nenhum culpado pelas irregularidades na Saúde, após 10 meses de investigações.

Após a providencial Operação Drácon, que tirou da CPI da Saúde, parlamentares de oposição ao governo, por supostas irregularidades em esquema de corrupção com emendas parlamentares, o que estagnou a Comissão e gerou, um resultado sem surpresas.

A frustração fica por conta dos distritais Wasny de Roure (PT), Robério Negreiros (PSDB) e Wellington Luiz, que apresentaram relatório em separado. Esse último foi categórico em afirmar ao Política Distrital, “Terminou em pizza sim, amassada no Palácio do Buriti e assada na Câmara Legislativa pela base do governo”. Pizza de Rollemberg? Resta saber o tamanho da indigestão que poderá causar em 2018.

Mas, ao que tudo indica, mesmo com o fim da CPI da Saúde, informações ‘cabeludas’ podem vir a tona e criar muita discussão no âmbito do Legislativo e do Executivo.


Pizza não, Calzone!

Quem discordou da pizza de Wellington Luiz foi o distrital Robério Negreiros que não pensou duas vezes em criticar o texto do relatório produzido por Lira, que é jornalista ao chamar o texto de “desconexo, pífio e vergonhoso”, e jogar acompetência do parlamentar por terra, ao desqualificar até mesmo a pizza da base do governo. “Não é uma pizza, mas sim um calzone, que é uma pizza fechada e robusta”. Mas, enfim, se calzone é pizza, então, terminou em pizza, com a gravidade de ser ‘robusta’.


Meu cargo, minha vida

Negreiros magoou Lira ao lembrar que o distrital foi o responsável por requerer a CPI da Saúde, após Rollemberg tomar alguns cargos do parlamentar, em São Sebastião. Mas… “quando esses cargos lhe foram restituídos, seu afã investigatório arrefeceu-se”. Resta saber se a população vai ‘engolir’ a continuidade da falta de combustível em ambulância, de reagentes, Raio X quebrado, além do ‘quebra-quebra’ e ameaças de usuários, por falta de atendimento. Será que o parlamentar terá coragem de voltar a pedir voto na cidade?


Delirou ou inovou?

Para justificar o relatório, Lira, rebateu críticas de colegas, a justificou a opção por não responsabilizar possíveis culpados, em relação ao caos da Saúde do DF. “Não incriminamos ninguém, mas apresentamos sugestões que vão ajudar o governo a resolver de vez a situação da saúde como um todo”. Delírio, ‘inovação’ ou, revolução? PD está ávido por conferir as sugestões miraculosas e revolucionárias apresentadas por Lira.

 


CPI no more!

A grande dúvida é: Será que o relator da CPI da Saúde sentiu o peso da responsabilidade ou assumiu não estar preparado para um mandato legislativo? O desabafo de Lira, ao término da sessão da CPI da Saúde, fala por si só: “Nunca mais quero saber de CPI”.

 


13o salario

Os servidores da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) aniversariantes em Maio, estão revoltados, pois, até o momento, permanecem esquecidos pela Pasta que não pagou o Décimo Terceiros salario dos profissionais de Saúde. Questionada por Política Distrital (PD), a promessa, de acordo com a SES-DF é que “será pago, nos próximos dias”. Será?

 


Horas Extras

Mas, quem anda revoltado mesmo são os servidores que aguardam o pagamento das Horas Extras de dezembro de 2016. E pelo jeito, a revolta deve permanecer pelos próximos dias. Em apuração de PD,  os trabalhadores, que tentam complementar a renda, devem continuar a esperar pois “até o momento não há previsão de pagamento das horas extras de dezembro.”.

 


Charge: Reprodução da Internet

Nota Permanente de Repúdio

Um estado democrático, a liberdade de pensamento e a segurança jurídica tão esperados pela sociedade, encontram sustentação na autonomia e independência dos Profissionais de Informação que, com fidelidade, relatam os fatos de interesse público. Agora imaginem um universo onde a verdade não pode ser dita, os fatos não podem ser relatados, as irregularidades não podem ser denunciadas e arbitrariedades devem ser omitidas. Imaginaram? Quer notícias sobre saúde, postadas por profissionais de comunicação, com isenção, acesse https://www.facebook.com/groups/SecreariadeSaudedoDF/


Novas atualizações de pérolas do dia, aqui, a qualquer hora!

Distribuído gratuitamente nos melhores grupos de notícia da cidade do Facebook, Whatsapp, Google +, Twitter, Telegram… 

 

Saúde do DF institui suas normas de sustentabilidade

Por Lorena Santana Foi publicada, nesta quarta-feira (2), na Edição nº...

DF deve contar com primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo

Nesta quarta-feira (2), data marcada pelo Dia Mundial da...

Dia mundial de conscientização sobre o autismo destaca rede de atendimento

Por Humberto Leite Rute Vieira, 39, do lar, conhece bem...

Vigilância Ambiental realiza ação na Feira no Guará

Por Leyla Bilich A Feira do Guará recebeu, nesta segunda-feira...

Saúde do DF capacita profissionais da rede pública em emergências obstétricas

Por Michele Horovits Com o objetivo de aprimorar o atendimento...

Destaques

Saúde do DF institui suas normas de sustentabilidade

Por Lorena Santana Foi publicada, nesta quarta-feira (2), na Edição nº...

DF deve contar com primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo

Nesta quarta-feira (2), data marcada pelo Dia Mundial da...

Dia mundial de conscientização sobre o autismo destaca rede de atendimento

Por Humberto Leite Rute Vieira, 39, do lar, conhece bem...

PMDF prende homem por sequestrar companheira durante audiência online para julgar violência doméstica

Por Kleber Karpov A Polícia Militar do DF (PMDF), divulgou...

Vigilância Ambiental realiza ação na Feira no Guará

Por Leyla Bilich A Feira do Guará recebeu, nesta segunda-feira...