Servidor reclama negativa de estoque de roupas, mas afirma que unidade está abastecida
Por Kleber Karpov
Um servidor da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) procurou Política Distrital (PD) para fazer uma denúncia inusitada. De acordo com o profissional de saúde, que pede sigilo da identidade, os pacientes do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) estão há três dias sem lençóis, e os servidores sem capote, mas unidade está abastecida.
De acordo com o profissional, ao solicitar as roupas à lavanderia que atende o HRSM, a resposta foi que não havia lençóis e capotes na unidade. Porém, de acordo com o servidor, ao se dirigir até o local de distribuição, era possível verificar a normalidade do abastecimento da unidade de Saúde.
A explicação, segundo o profissional é que a empresa, terceirizada, responsável pelas roupas, perdeu uma licitação recentemente e, por esse motivo, está ‘sonegando’ a entrega de lençóis e capotes para uso no HRSM.
“Liguei para o setor e falei com uma pessoa chamada Rose, da empresa que presta serviço no hospital que disse que não tinha capotes e nem lençóis, mas desci até lá e vi que tinha bastante.”, afirmou.
PD entrou em contato com a SES-DF para apurar o caso. A Pasta, por meio da Assessoria de Comunicação, confirmou a realização, recente, de licitação e negou a falta de lençóis, capote e, tampouco, a retenção de insumos.
“A direção do Hospital Regional de Santa Maria informa que não há falta de lençol, capote e nem retenção dos insumos. A direção informa, ainda, que a distribuição dos materiais está ocorrendo de forma pouco lenta, devido a mudança de empresa, porém está ocorrendo.”.
De acordo com a SES-DF, a empresa NJ Lavandeira suspendeu os serviços no HRS após perder a licitação para a TecLav, com contrato “já em tramitação.” Segundo a Secretaria, “A gerência do hospital ressalta que todos os serviços na unidade estão ocorrendo normalmente.”.