27.5 C
Brasília
06 abr 2025 17:26

Começa coleta de amostras da parte que desabou no viaduto da Galeria dos Estados

Material será enviado para análise em laboratório da UnB para definir se a estrutura pode ser recuperada ou se deve ser demolida e totalmente reconstruída

Por Guilherme Pera

Diferentemente do informado, os reparos na laje serão feitos na Ponte do Bragueto, e não na Ponte das Garças

Começou nesta quarta-feira (14) a coleta de amostras da parte que desabou no viaduto da galeria dos Estados no dia 6 de fevereiro. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é a unidade responsável por colher as peças, que serão levadas para análise em laboratórios da Universidade de Brasília (UnB).

O diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto, explicou que já existe um levantamento de engenheiros da UnB, da autarquia e do DER (Departamento de Estradas de Rodagem do DF) sobre a área. “Somado à análise em laboratório, poderemos saber o que fazer com o restante do viaduto”, observou.

Peritos da Polícia Civil acompanham todo o processo de coleta e remoção das amostras. Com base na análise dos dados será decidido se é possível recuperar o que restou do viaduto ou se a estrutura será demolida e inteiramente reconstruída.

A decisão sobre como prosseguir sairá de uma reunião de representantes da Novacap, do DER e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos com integrantes do Clube de Engenharia, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (Crea-DF) e da UnB.

O escoramento serve para a estrutura não cair e possibilitar a passagem de pedestres, bem como a atuação dos trabalhadores

De forma simultânea à retirada do material, prosseguem as obras de escoramento definitivo do trecho danificado do viaduto e os últimos ajustes nas alças de ligação entre Eixinhos e Eixão para amenizar os problemas de tráfego na área.

A previsão é que a passagem de pedestres e de veículos esteja liberada até a manhã desta quinta-feira (15).

A meta traçada pelo governo é terminar estas providências até o início da noite. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, vai vistoriar as obras ainda hoje.

O Executivo trabalha intensamente na área desde que parte do viaduto desabou. Após a queda, houve liberação de R$ 50 milhões da reserva de contingência para a preservação de pontes e outras obras de arte em todo o DF.

As novas alças são uma solução para o tráfego de veículos evitar as proximidades do viaduto. O escoramento serve para a estrutura não cair e possibilitar a passagem de pedestres, bem como a atuação dos trabalhadores.

Antes do acidente, o governo já tinha investido R$ 67,7 milhões da manutenção de oito viadutos desde 2015.

Além da Galeria dos Estados, o Executivo local monitora a Ponte do Bragueto, na qual serão feitos reparos na laje, danificada por batidas de caminhões que circulam com altura acima do permitido. As Pontes Honestino Guimarães e das Garças também serão monitoradas.

Na Ponte JK, outra que receberá intervenções, já há até um projeto de reforma. Para a obra, será aberta licitação dentro de 20 a 30 dias.

Fonte: Agência Brasília

inteligência artificial criada por brasileiros avalia risco de agravamento da hanseníase

Por Flávia Albuquerque Pesquisadores brasileiros da Escola de Medicina e...

Educação digital protege de malefícios do uso excessivo de telas

Por Mariana Tokarnia Acordar e olhar o celular, almoçar e jantar...

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

Por Paula Laboissière A campanha nacional de vacinação contra a...

Ibaneis lança Celina Leão como pré-candidata ao Governo do DF em 2026

Por Kleber Karpov e Priscilla Simbolicamente o governador do DF,...

Destaques

inteligência artificial criada por brasileiros avalia risco de agravamento da hanseníase

Por Flávia Albuquerque Pesquisadores brasileiros da Escola de Medicina e...

Educação digital protege de malefícios do uso excessivo de telas

Por Mariana Tokarnia Acordar e olhar o celular, almoçar e jantar...

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

Por Paula Laboissière A campanha nacional de vacinação contra a...

No aniversário de 65 anos, Brasília ganha vinho exclusivo de projeto que integra a Rota das Uvas

Por Adriana Izel O vinho brasiliense já tem seu próprio terroir....

GDF amplia oportunidades de emprego, no esporte e investe na mobilidade para as pessoas com deficiência

Por Catarina Loiola e Thaís Umbelino Cuidar da população é assistir...