Embora pasta tenha alegado falta apenas na UPA São Sebastião, sindicatos mostram e afirmam que problema ocorre em toda rede
Por Kleber Karpov
Na madrugada de terça-feira (20), Política Distrital (PD) publicou matéria sobre denúncia de falta de descarpack, recipiente para descarte de seringas e agulhas utilizadas, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião. Na ocasião a denunciante, sob sigilo de identidade, afirmou que o insumo está em falta nas unidades de saúde do DF, informação refutada pela Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).
Ao apurar a informação com a SES-DF e questionar sobre o problema nas unidades de saúde, a pasta se limitou a informar afirmou ser problema pontual na UPA São Sebastião. “A gerência da Upa de São Sebastião informa que houve um desabastecimento pontual do descarpack, mas amanhã a unidade será reabastecida.”.
Porém
Após publicação da matéria, representantes dos Sindicatos dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF) e do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Laboratório do DF (SINTRALAB-DF), demonstram o contrário.
Em assembleia no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o vice-presidente do SINDATE-DF, Jorge Vianna, publicou um vídeo no Facebook, em que alertou para o problema, também naquela unidade de saúde. “Divulgando a Assembleia no HRSM que será no dia 23/02 às 15h no auditório, me deparo com uma Aberração. Seringas usadas em caixas de papelão por falta de recipientes apropriados. Quase me perfurei ao encostar na caixa… Já pensou se os colegas da saúde ou da limpeza se contaminam? A culpa será de quem?”, disse.
Outro a desmentir, categoricamente a SES-DF foi Angelo Luiz, presidente do SINTRALAB-DF. “Está faltando em toda a rede.”, disse.
Riscos
Durante a visita no HRSM, Vianna gravou um vídeo em que mostra uma caixa de papelão, utilizada de forma improvisada para suprir a falta do descarpack e alerta para o risco de contaminação dos trabalhadores.
“Olha como está essa caixa e olha essa agulha aqui,”, diz ao mostrar uma agulha que trespassou a improvisação dos servidores. “Qualquer trabalhador que se descuidar, passa por aqui, pega na caixa e se fura. Inclusive essa caixa vai para o lixo e talvez até o colega que trabalha na limpeza vai se furar ao pegar na caixa”, disse ao reafirmar a assembleia que deve ocorrer, na sexta-feira (23/Fev) às 15 horas.