25.5 C
Brasília
26 abr 2025 12:36

Teste da linguinha será obrigatório para recém-nascidos

Hospitais e maternidades serão obrigados a fazer o teste da linguinha em recém-nascidos. O procedimento serve para detectar se a criança tem o problema comumente chamado de língua presa. Segundo a presidenta da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Irena Marchesan, é uma conduta simples que pode fazer a diferença na vida da criança.

O frênulo da língua é uma membrana que liga a língua à parte inferior da boca. Todos têm a membrana, mas em alguns casos é maior do que o normal, o que popularmente é conhecido como língua presa.
De acordo com Irene Marchesan, a avaliação é muito importante porque pode detectar se existe algo fora do normal, o que possibilita fazer o procedimento para cortar a membrana antes que ela dificulte a vida da criança.
“O primeiro problema de ter o frênulo preso é que a criança vai ter dificuldade ao mamar, podendo deixar o peito precocemente. Um segundo problema é no desenvolvimento da criança, que pode ficar com a fala alterada e com dificuldades para mastigar”, explicou Irene.
A fonoaudióloga diz que os efeitos do procedimento para acabar com a língua presa não são os mesmos quando a criança é maiorzinha, por isso a importância de fazer no recém-nascido. Segundo Irene, o procedimento é muito simples, e alguns pediatras fazem na hora que a criança nasce, antes de entregá-la à mãe.
Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, na rede pública geralmente são os pediatras que fazem os testes obrigatórios logo após o nascimento das crianças, e serão eles os responsáveis pelo teste da linguinha. O Sistema Único de Saúde paga o procedimento para corrigir o problema para pessoas de todas as idades.
A Lei 13.002, que torna obrigatório o teste da linguinha, foi publicada ontem (23) e  entra em vigor 180 dias após a publicação.
Editor: Beto Coura,
Fonte: EBC

Destaques

CRM-DF anuncia abertura de procedimento contra Hospital DF Star após intimação de Bolsonaro dentro de UTI

Por Kleber Karpov O Conselho Regional de Medicina do DF...

Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo em 2 de maio no Distrito Federal

Por Ian Ferraz O governador Ibaneis Rocha determinou, nesta sexta-feira (25),...

Ibaneis anuncia linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta sexta-feira...

Entidades repudiam filmagem “indevida” e “divulgação sensacionalista” de vídeo da intimação de Bolsonaro

Por Kleber Karpov O Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça...

Ação emite nova Carteira de Identidade Nacional de forma gratuita para crianças e adolescentes

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal...