20.5 C
Brasília
04 abr 2025 05:17

Pré-candidatos em Goiás e no DF, Caiado e Frejat se comprometem na ANTT a tirar do papel trem que liga Luziânia ao DF

O senador Ronaldo Caiado se comprometeu hoje a colocar em prática projeto de transporte que liga Luziânia ao Distrito Federal via VLT. Em reunião hoje com o diretor-presidente da ANTT, Mário Rodrigues Júnior, técnicos do órgão, o senador Wilder Morais e o pré-candidato ao governo do DF, Jofran Frejat, o pré-candidato ao governo de Goiás afirmou que é possível e urgente concretizar uma alternativa para mobilidade urbana entre o Entorno e o Distrito Federal. No encontro, estudos técnicos apresentados mostraram que a ferrovia já existe no trajeto pode ser utilizada com pequenos ajustes e garantir um transporte mais rápido, eficiente e digno para milhares de pessoas que vivem na região que cerca Brasília e trabalham na capital federal. Caiado fez questão de mostrar que, pela primeira vez, existe uma sintonia entre Goiás e o DF e a ANTT para que mais um projeto não fique apenas no papel. A solução sairá a partir de um estudo iniciado em 2011, mas que até então, não teve seguimento.

“É quebrar essa tese de que compromisso não é feito. Nós já estamos trabalhando desde agora com muita humildade, mas com muita responsabilidade. Como disse bem meu amigo e parceiro senador Wilder Morais, pré-candidato ao Senador Federal e Jofran Frejat meu colega na Câmara dos Deputados, cirurgião como eu, no momento em que levei a ele esse sentimento de quebrarmos esse desafio que existe, tirar do papel, transformar a promessa em realidade em compromisso, ele disse a mim a ao senador Wilder: estou inteiramente à disposição. Com essa aglutinação de forças e com esse sentimento favorável, nós vamos colocar em andamento com a ANTT, com o governo de Goiás, com o governo do Distrito Federal e vamos dar uma alternativa eficiente, rápida, célere. É tomar a decisão de que essa ferrovia de transporte de carga será transformada em ferrovia para transporte de passageiros com dignidade, com segurança e maior rapidez”, explicou Caiado.

O senador goiano contou qual será o trajeto e como deve funcionar o projeto. “Esse projeto tem uma previsão de iniciar próximo a cidade de Luziânia onde Luziânia até a linha férrea ele fará o transporte de ônibus, a partir dali ele continua passando por Cidade Ocidental, Valparaíso entra no Distrito Federal ele tem uma primeira parada em Santa Maria onde terá todo um acesso pelo BRT e poderá continuar até o Núcleo Bandeirante onde ali ele terá o acesso pelo metrô. Então isso dará celeridade e nós já estaremos levando a ferrovia em locais que já está preparado para poder absorver essa quantidade de passageiros que são levados pelo trem”, relatou.

Ronaldo Caiado destacou é hora de tirar do papel um projeto efetivo de mobilidade urbana para o Entorno. Segundo ele, a população local não suporta promessas que só ficaram na propaganda. “Não podemos ficar a vida inteira desenhando no papel aquilo que nunca saiu de lá. O cidadão já não sente mais esperança, ele está já desencantado e nós vamos resolver esse assunto do transporte do Entorno sul de Brasília e depois vamos estender a todas as outras áreas. Mas, neste momento, aproveitar o que já está feito ampliá-lo e dar maior rapidez, celeridade, qualidade de transporte que merecem e que vivem no Entorno de Brasília vive em no nosso querido estado e Goiás e prestam serviço aqui em Brasília. É compromisso nosso. Primeiro de janeiro pode saber que a ANTT já vai estar com trabalho muito mais avançado e daremos alternativa para o cidadão chegar em Brasília sem ter que gastar três, quatro horas de carro, de ônibus e muitas vezes sendo assaltado e ainda correndo risco de muitos acidentes nesse trajeto”, atestou.

Início

“Teve um projeto que estudava um novo traçado, começou em 2011, em 2017, imagina, seis anos depois, o Tribunal de Contas achou que não tinha informações e cancelou todo esse estudo. Então, você imagina bem, como essas coisas são complicadas. Esse projeto é inteligente porque vai usar o traçado da ferrovia Centro-Atlântico já existente, não vai inventar nada, já está desapropriado, tem que fazer alguns ajustes em lugares que tem uma curva muito ascendente, mas são intervenções baratas, rápidas e que posso usar o que já está pronto. Tenho certeza que esse projeto pode em muito pouco tempo vai dar definitivamente uma solução para o transporte de pessoas aqui do Entorno”, explanou o senador Wilder Morais que é engenheiro.

“Nossa função de médico é cuidar das pessoas e o transporte público é uma das preocupações das pessoas. O Entorno é de Brasília não é de Goiás. Goiás está entrando como nosso parceiro porque essas pessoas estão morando nessa região porque não conseguiram ficar em Brasília. Nós temos que encontrar uma solução. Quando o senador Ronaldo Caiado conversou comigo e propôs um entendimento eu disse: nossa, casou as ideias. É um momento especial. Goiás que já cedeu generosamente um pedaço para Brasília agora é hora de ajudar Goiás”, afirmou Jofran Frejat.

Fonte: Ronaldo Caiado

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

Por Paula Laboissière O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira...

Rastreamento de câncer de intestino identifica lesões em 231 pacientes

Por Douglas Corrêa Uma ação de rastreamento de câncer de...

Filme e projeto educacional alertam para racismo no atendimento médico

Por Léo Rodrigues Diagnóstico tardio, erros médicos, dificuldade de acesso...

PIX parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Por Wellton Máximo Um dia depois de o presidente do...

Atenção humanizada no SUS vai à sanção presidencial

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (3) projeto...

DF ganha lei que amplia ações de prevenção e combate aos incêndios florestais

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira...

Operação verifica origem e condições de pescados comercializados no DF

Uma operação fiscalizou a qualidade dos pescados congelados comercializados...

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

Nesta sexta-feira (4), Brasília será palco do 1º Workshop...

Destaques

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

Por Paula Laboissière O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira...

Rastreamento de câncer de intestino identifica lesões em 231 pacientes

Por Douglas Corrêa Uma ação de rastreamento de câncer de...

Filme e projeto educacional alertam para racismo no atendimento médico

Por Léo Rodrigues Diagnóstico tardio, erros médicos, dificuldade de acesso...

PIX parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

Por Wellton Máximo Um dia depois de o presidente do...

Atenção humanizada no SUS vai à sanção presidencial

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (3) projeto...