19.5 C
Brasília
25 nov 2024 04:06


IGESDF faz seleção de profissionais de saúde para hospitais de Base do DF, Santa Maria e UPAS

Entidade segue princípios como eficiência, igualdade, impessoalidade e moralidade

Por Ailane Silva

Diversos processos seletivos para formação de cadastro de reserva estão em andamento no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Consolidar um banco de profissionais é uma das estratégias da entidade, que hoje administra o Hospital de Base, para recompor os recursos humanos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Hospital Regional de Santa Maria, após a conclusão da contratualização dessas unidades com a Secretaria de Saúde, que tem até julho deste ano para ser assinada.

“Estamos nos preparando para, quando assinarmos o contrato de gestão com a Secretaria, não haja um hiato de tempo que nos impeça de dar respostas imediatas à população. Já estamos atuando nas UPAs e no HRSM, com intervenções físicas, recuperando estruturas, regularizando abastecimento de insumos e medicamentos, fazendo manutenção em equipamentos e, até mesmo, colocando novos equipamentos médicos. Sabemos que, sem recursos humanos suficientes e adequados, nada funcionará como queremos”, ressaltou o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo.

A superintendente de Gestão de Pessoas do Iges-DF, Maria Valda Cesar, explica que a contratação de pessoal passar por processo seletivo que atende aos princípios da publicidade, igualdade, impessoalidade, moralidade, economicidade e eficiência, em conformidade com os padrões de mercado e a necessidade do serviço.

Seleção

O Iges-DF conta com regime de contratações próprio. O processo seletivo é público e a primeira fase é a de recrutamento de candidatos. A segunda é a de seleção, que conta com  avaliações específicas de conhecimentos, competências técnicas e comportamentais, subdivididas em etapas, de acordo com o perfil exigido para o cargo. Os processos podem ser conferidos neste link.

“Para ser contratado, o candidato deve passar pelas seguintes etapas: prova online, análise de pontuação curricular, dinâmica em grupo, prova de conhecimento (se for o caso) e entrevista por competência. Após a elaboração de laudo técnico feito pelas equipes de Recursos Humanos, o gestor da área para a qual o profissional candidatou-se realiza entrevista final”, explicou a superintendente.

No momento estão sendo selecionados médicos das especialidades clínica médica, pediatria, ginecologia/obstetrícia, cirurgião de trauma, medicina intensiva adulto e pediátrica. Há, também, seleção para neonatologia, cirurgião dentista, cirurgião dentista bucomaxilofacial, dentista radiologista, dentista hospitalar, nefrologista e cirurgião-geral.

Outras opções são técnico de laboratório – anatomia patológica e, auxiliar de ortopedia e gesso.

Leia a matéria sobre as seleções neste link.

Dimensionamento

No caso das UPAs do DF, classificadas pelo Ministério da Saúde como categoria 3, perfil 8, está em fase final o dimensionamento da força de trabalho para que toda a capacidade instalada seja ativada e feita a assinatura do contrato de gestão.

“Vamos usar parâmetros técnicos que definem o quantitativo suficiente para que o serviço não seja interrompido, inclusive, em período de férias ou licenças dos funcionários”, disse Maria Valda Cesar. De acordo com ela, os parâmetros técnicos levam em consideração elementos como número de leitos, equipe de enfermagem e multiprofissional e quantidade de médicos.

Já o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), além da avaliação dos recursos humanos, está em análise a carteira de serviços, o que também terá impacto na contratação de pessoal.

Servidores

Os servidores terão opção de continuar atuando nas UPAs e no HRSM, após essas estruturas passarem a ser administradas pelo Iges-DF. Eles também podem optar por retornar à Secretaria de Saúde, sendo que a pasta divulgará um documento para regulamentar os trâmites.

Dados

Atualmente, o Hospital de Base conta com 1.616 profissionais contratados por CLT, 2.142 servidores e 174 médicos residentes, totalizando 3.932 colaboradores. No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), são 2.048 servidores. Já o levantamento feito para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) contabilizou 188 servidores na unidade de Ceilândia, 178 no Núcleo Bandeirante, 187 no Recanto das Emas, 156 em Samambaia, 154 em São Sebastião e 165 em Sobradinho.

Fonte: IGESDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever