27.5 C
Brasília
22 nov 2024 16:07


Referência em atendimento pediátrico HMIB mantém 22 leitos bloqueados, mas secretaria de saúde nega

Embora HMIB seja referencia para receber atendimentos do Hospital do Guará, para demandas pediátricas, crianças tiveram que ser transferidas para hospitais regionais de Taguatinga, Ceilândia e Asa Norte

Por Kleber Karpov

Na madrugada de sábado (31/Mar), Política Distrital (PD) recebeu denúncia de superlotação e falta de leitos no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), unidade referência em atendimento pediátrico no DF. De acordo com denunciante, sob sigilo de identidade, a unidade estava com 33 crianças internadas, porém, com 22 leitos i bloqueados.

Em apuração com a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), a pasta, por meio de nota, nega tais bloqueios. “O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) esclarece que o atendimento na pediatria da unidade, na última madrugada, transcorreu de forma tranquila, sem leitos bloqueados ou superlotação. Foram atendidas crianças em situação classificada como amarela e laranja, dentro do prazo, sem indícios de sobrecarga nos serviços.”.

Porém

hmib

PD teve acesso a um print da tela do computador, em que sistema da SES-DF aponta os 22 leitos com uma identificação de “manutenção”, no HMIB.

Ainda segundo a fonte, o HMIB é a unidade referência para recebimento de demandas pediátricas do HRGU. Uma vez o hospital estava com superlotação, quatro crianças que precisavam de atendimento pediátrico foram direcionadas para os hospitais regionais da Asa Norte (HRAN), Taguatinga e de Ceilândia HRC).

“Eles [HMIB] estão lotados. O Hospital do Guará [HRGU] ligou aqui pedindo vaga porque lá [no HMIB], não cederam, as crianças foram transferidas: duas para o HRAN, uma para o HRT e outra para o HRC.”, afirmou.

A fonte explicou ainda que o HMIB é o hospital, referencia, para receber as crianças, do HRGU e, devido a superlotação, as crianças tiveram que ser levadas para outras unidades.

Em obras

Em janeiro o GDF anunciou obras de revitalização no HMIB, com previsão de conclusão, na primeira quinzena de maio. Dentre os locais reformados estão o corredor principal e o Pronto Socorro da pediatria que ganharam piso e pintura novos. A enfermaria de alto risco, ambulatórios e enfermaria Pediátrica, também estava entre os setores do hospital a serem revitalizados.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever