Brasília sedia, no próximo domingo (16), a 2ª Caminhada e Cadeirata de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica. O evento é parte das ações que marcam o “Dia Mundial de Conscientização sobre a ELA”, comemorado dia 21 de junho, e terá sua concentração em frente a Biblioteca Nacional, às 10h, seguindo o percurso até a Catedral.
A caminhada é organizada pela Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA) em vários estados e, este ano, a da capital está sob a mobilização do ex-deputado distrital, Odilon Aires, membro da Associação e portador da doença há cerca de três anos. “É de extrema importância o envolvimento da população nessa causa. Esta caminhada tem como objetivo conscientizar e informar as pessoas sobre essa doença rara, que é altamente incapacitante e que ainda não descobriram a causa, impossibilitando a descoberta de uma possível cura”, destacou Odilon Aires.
A ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva provocada pela degeneração progressiva dos neurônios motores – células especializadas em transmitir impulsos nervosos para os músculos. Conforme a doença avança, o paciente vai sendo levado a uma paralisia motora irreversível. Estima-se a existência de 10 mil pessoas com diagnóstico da doença, ainda sem causa específica. Segundo pesquisas, somente 10% dos casos são de origem genética e o mais provável é que não exista uma única causa, mas diferentes fatores que possam desencadear a doença em indivíduos predispostos.
Diante disso, a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (AbrELA), busca oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes com ELA, por meio de orientação, informação e assistência aos pacientes e familiares, bem como divulgação de informações técnico-científicas, sobre o diagnóstico e tratamento desta doença para a sociedade e profissionais de saúde.