21.5 C
Brasília
28 mar 2025 23:52

Deputado constata caos no Hospital de Ceilândia e solicita auditoria na saúde do DF

O deputado Leandro Grass (Rede) requereu à Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que solicite ao Tribunal de Contas do DF a realização de auditoria na Saúde do DF. O documento foi protocolado um dia depois de o distrital visitar o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e constatar o caos na unidade de saúde. O parlamentar encontrou pacientes internados nos corredores, sem atendimento, com soro pendurado nas paredes e superlotação.

Na última quinta-feira (13), Leandro Grass esteve no HRC para fiscalizar a prestação do serviço aos pacientes. O distrital encontrou o pronto socorro lotado, com demora no atendimento. Na entrada da internação, por falta de agentes de portaria, vigilantes faziam a inscrição dos visitantes. Dentro da unidade, a realidade era ainda pior: pacientes internados estavam acumulados em todos os espaços vazios, inclusive nos corredores, com acesso do soro pendurado na parede.

“É um absurdo, um descaso, o que o governo está fazendo com a população do DF. Chegamos ao HRC, constatamos o caos e ainda descobrimos que não havia um diretor-geral respondendo pela unidade, pois o antigo foi exonerado na semana passada e até hoje o novo não ocupou o cargo”, afirmou o deputado Leandro Grass. Para ele, a situação da saúde do DF deve ser apurada e os responsáveis pelo descaso punidos. “Pergunto se essa barbárie que está custando a vida dos cidadãos é proposital. Querem precarizar para justificar a ampliação do IGES? Não adianta demitir diretor e não arrumar a casa. A população exige uma resposta imediata. Por isso que pedi à Mesa Diretora da CLDF que solicite ao TCDF a apuração”, completou o deputado.

Uma das denúncias recebidas pelo distrital é a de que pacientes do Instituto Hospital de Base estão sendo direcionados para fazer tomografia no HRC, o que prejudica, segundo o relato, o atendimento dos que chegam ao hospital ou que estão na fila esperando pelo exame. Pacientes e servidores também denunciaram a falta de infraestrutura, a escassez de médicos no acompanhamento aos pacientes. Na quinta-feira, por exemplo, apenas um médico cuidava de toda a lotação na internação.

O requerimento protocolado pelo distrital pede que o TCDF apure o dimensionamento de pessoal, a adequação das escalas de trabalho nos prontos socorros dos hospitais vinculados à Secretaria de Saúde e nas unidades que compõem o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGES-DF). O objetivo é avaliar se o serviço está sendo prestado de forma contínua e satisfatória. Leandro Grass também pede que a auditoria avalie a gestão da tomografia no DF, verificando se os exames solicitados pelas unidades do IGES DF estão sendo realizados pelas unidades vinculadas à Secretaria de Saúde.

Confira as fotos:

Fiscalização do Hospital de Ceilândia e UPA - 13.06.2019

Fonte: Leandro Grass

Destaques

Gestão inteligente do IGESDF oferece treinamento Lean para otimizar processos e reduzir desperdícios

Por Pollyana Cabral O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Especialista do HRSM dá dicas de como prevenir doenças infectocontagiosas na infância

Por Jurana Lopes Responsáveis por grande parte dos adoecimentos e...

Planos devem estimular mamografias para receber atestado de qualidade

Por Tâmara Freire A pedido de entidades médicas, a Agência...

Brasília recebe o Legacy Fighting Alliance, maior disputa de MMA da América Latina

O governador Ibaneis Rocha recebeu, nesta sexta-feira (28), o...