Contraceptivo também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde
O Hospital Materno e Infantil de Brasília (Hmib) atendeu, nesta segunda-feira (17), 1,1 mil mulheres interessadas em fazer a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) do tipo T Cobre, não hormonal. Na ocasião, foi feito acolhimento, avaliação e as mulheres participaram de palestras.
“Levando em consideração a nossa vocação materno e infantil, essa ação foi de grande importância para as mulheres do DF, no sentido de orientar e levar todas as informações sobre os métodos contraceptivos e também sobre o planejamento familiar, para que elas possam optar pela gestação apenas no momento que lhes for oportuno”, destaca o diretor do Hmib, Rodolfo Alves Paulo, que agradeceu, ainda, aos servidores, pelo trabalho realizado.
Cerca de 450 mulheres assistidas no Hmib passaram pela avaliação dos médicos e residentes e já saíram com as datas de inserção do DIU agendadas. Metade delas será atendida neste sábado (22), e a outra metade, no dia 29. As demais, cerca de 650 que já fizeram a triagem, serão atendidas posteriormente, tanto pelo Hmib quanto pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas de todo o DF, de acordo com a demanda.
“A mulher precisa saber que não é necessário que ela se esterilize para sempre para poder ter o direito de ter quantos filhos quiser, no momento em que julgar certo. O DIU tem a validade de 10 anos, mas pode ser retirado em qualquer momento antes disso, caso a mulher resolva engravidar”, esclarece a ginecologista e obstetra do Hmib, Andréia Regina Araújo.
O DIU é um contraceptivo eficiente, seguro e disponível na atenção primária. As mulheres que não puderam ir ao Hmib ontem (17), devem se dirigir à UBS mais próxima da residência para se informar sobre a disponibilidade do insumo.
Fonte: Agência Saúde DF