Houve reforço em todas as unidades e redução do prazo de entrega de resultado
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) realizou, em três meses, 89.893 atendimentos de radiologia. O quantitativo, que representa um marco para a instituição, foi possibilitado pela ampliação dos serviços prestados por uma empresa contratada. Incialmente, o trabalho era realizado apenas no Hospital de Base (HB) e foi expandido para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), além das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Com isso, o Iges-DF passou a realizar uma média de 30 mil exames radiológicos por mês. Uma das grandes mudanças foi o investimento em tecnologia, que permite aos médicos terem acesso aos exames de qualquer unidade, por meio de um portal web. As imagens e laudos ficam no histórico do paciente para que o profissional consulte e faça comparativos.
Diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo destaca que outro benefício alcançado com o novo modelo é a rapidez na conclusão dos exames radiológicos. Os pacientes recebem os resultados e levam os laudos para casa em até três horas depois da realização. Isso só foi possível porque, segundo ele, “mais profissionais estão reforçando o serviço e assegurando que 100% dos exames tenham laudo”. Antes, principalmente nas UPAs, nem todos os resultados eram acompanhados do parecer técnico por falta de recursos humanos.
A gerente da Radiologia do Hospital Regional de Santa Maria, Mariana de Almeida Faria, ressalta que a prioridade do atendimento são os pacientes da emergência e internados. “Contávamos com 26 vagas por dia, pela manhã e tarde, que eram destinadas a esses atendimentos, distribuídos entre ultrassonografia, tomografia e mamografia. Com a chegada da equipe, conseguimos aumentar, de imediato, o número de vagas diárias para 100”, acrescentou a gerente.
Atualmente, as UPAs realizam exames de raio X. Já os hospitais de Base e de Santa Maria fazem, além do raio X, tomografias, ecografias, mamografias e densitometria óssea. Todos os equipamentos receberam manutenção, feita pelo Iges-DF, e estão em perfeito funcionamento. Agora, a empresa vai assegurar a continuidade de vistorias e possíveis reparos necessários para que os equipamentos não fiquem parados. A contatada é responsável, ainda, por garantir o efetivo necessário para o funcionamento do serviço.
Fonte: Agência Saúde DF