22.5 C
Brasília
06 abr 2025 11:44

Licença-Prêmio: Calote de Rollemberg cria nova crise com servidores públicos do DF

Antes de deixar a Secretária de Gestão Administrativa e Desburocratização (SEGAD) (20/Jul), à pedido, Antonio Paulo Vogel deixou mais um amargo presentinho aos servidores públicos. Isso porque o ex-secretário assinou o Oficio 1.321/2015, que suspende até o fim do exercício desse ano, o pagamento da Licença-Prêmio por assiduidade.

A medida defendida pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), sob o argumento de se reduzir o impacto do déficit do GDF para pagamento de servidores atinge em cheio os servidores aposentados ou prestes a se aposentarem. A ação despertou a reação de políticos e do meio sindical que tentam na justiça tornar sem efeito o Ofício assinado por Vogel.

A gestão Rollemberg desde o início do mandato, volta e meio se esbarra com atritos com o funcionalismo público. Ao longo dos sete meses de governo o governador enfrentou greve dos professores, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), por parte do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), dos reajustes de cerca de mais de 100 mil servidores, que também caiu no ‘colo’ do GDF e mais recentemente a nova crise que acontece, por força da suspensão da Licença-Prêmio. Todos os conflitos têm em comum, o déficit de R$ 1,3 bilhões, de acordo com o governo e o Tribunal de Contas do DF (TCDF), que muitos contestam, dado o anúncio recente de investimentos de R$ 5 bilhões em obras.

Ato público da Educação

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) em conjunto com as entidades sindicais ligadas à Educação deve realizar na terça-feira (28) às 14 horas, na Praça do Buriti, um  ato de protesto contra a decisão de Rollemberg, ocasião em que deve cobrar ainda o reajuste do auxílio-alimentação.

Sindicatos da Saúde reagem

Diversos sindicatos ligados à Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) se antecipam para por meio do núcleo do Movimento Sindical em Defesa do Serviço Público do Distrito Federal, composto por  sindicatos dos Médicos (SINDMÉDICO), dos Enfermeiros (SEDF), dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (SINDATE-DF), dos Servidores da Saúde (SINDSAÚDE), dos Odontlogistas (SODF) e dos Servidores Civis Da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do Distrito Federal (SINDIRETA). e devem realizar assembleias para aprovar indicativo de greve e prometem realizar novas paralisações, caso o GDF não efetue o pagamento dos reajustes salariais em setembro.

De acordo com o presidente do SINDMÉDICO, Guttemberg Fialho, o objetivo é deixar o indicativo de greve devidamente deflagrado entre as categorias, para que possam efetivar a paralisação imediata após o quinto dia útil de outubro, caso o GDF não pague a incorporação da última parcela das gratificações de mais de 100 categorias da Saúde.

O SINDMÉDICO deve realizar assembleia, na segunda-feira (27/Jul), para tratar da questão dos reajustes, avaliar a atual conjuntura da Saúde do DF e a suspensão da Licença-Prêmio entrará na pauta de discussões. Para Fialho: “Me parece mais um equívoco essa decisão da suspensão da Licença prêmio, vitória conquistada pelos servidores e homologada na Câmara Legislativa com a aprovação da LC 840.”, afirmou ao se reportar à Lei Complementar nº 840 de 2010, que rege o funcionalismo público do DF.

Deputado defende judicialização

Outro a reagir ao Ofício de Vogel foi o deputado distrital e líder da bancada de oposição ao governo, Chico Vigilante (PT), por meio de um vídeo distribuído em redes sociais e grupos do aplicativo  Whatsapp, criticou a postura de Rollemberg e sugere que os servidores entrem na justiça para garantir o recebimento da Licença-Prêmio.

Vigilante explica que os servidores públicos não têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), benefício substituído pela Licença-Prêmio que concede uma licença à cada cinco anos, geralmente recebida pelos trabalhadores em pecúnia [dinheiro].

No vídeo o Deputado critica Rollemberg e instrui sindicatos e servidores a recorrerem a Justiça para garantir o pagamento da Licença-Prêmio: “Na SECOM [Secretaria de Comunicação] eles dizem que a economia ficou desaquecida. Governador quem desaqueceu a economia foi o senhor [Rollemberg], com o terrorismo que foi feito. Em ter burocratizado ainda mais para não liberar o alvarás, para a instalação de novos empreendimentos, ter parado as obras de construções, todas da construção civil, creches, tudo parou. Claro que a economia ia desaquecer e aí diminui a arrecadação. Quem paga o pato¿ (Sic) O servidor público que é escolhido sempre como bode expiatório da incompetência da gestão dos governantes […] Quero recomendar aos sindicatos. Qualquer servidor que entrou de férias e não recebeu, entra com medida cautelar na justiça, individual, imediatamente a Justiça manda pagar. Não vira precatório não. Manda colocar o dinheiro no seu bolso. Vão a Justiça, busquem seus direitos, se mobilizem que eu estou aqui para apoiar vocês.”, finalizou.

Oficio assinado por Voguel

Confira o vídeo na íntegra: 

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

Por Paula Laboissière A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Após caso registrado em março, DF volta a considerar sarampo eliminado

Por Luiz Claudio Ferreira Vinte dias depois da confirmação do...

Chuvas: com mais de 300 desalojados, Angra dos Reis decreta emergência

Por Vitor Abdala As chuvas deixaram pelo menos 346 pessoas...

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Por Edgard Matsuki Os contribuintes têm três opções para fazer a...

Shopping em Taguatinga recebe exposição sobre educação no trânsito

Como parte das comemorações pelos 28 anos da implantação...

Primeira creche pública do Riacho Fundo oferecerá atendimento integral para 188 crianças

Por Thaís Umbelino A comunidade do Riacho Fundo se prepara para...

Destaques

Medicina Nuclear do Hospital de Base: crescimento e excelência no diagnóstico e tratamento

O Núcleo de Medicina Nuclear do Hospital de Base...

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

Por Paula Laboissière A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Após caso registrado em março, DF volta a considerar sarampo eliminado

Por Luiz Claudio Ferreira Vinte dias depois da confirmação do...

Chuvas: com mais de 300 desalojados, Angra dos Reis decreta emergência

Por Vitor Abdala As chuvas deixaram pelo menos 346 pessoas...

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Por Edgard Matsuki Os contribuintes têm três opções para fazer a...