21.5 C
Brasília
24 abr 2025 04:03

Hemocentro precisa de doações de sangue na semana pré-Carnaval

Estoque do tipo O negativo está abaixo do estratégico

Agência Brasília*

Na época de Carnaval, o número de coletas na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) diminui consideravelmente por causa da saída da população e dos dias que a unidade fica fechada, devido ao feriado. Por isso, a semana pré-Carnaval é estratégica para abastecer os estoques de sangue da unidade o quanto antes. É necessário, entretanto, o apoio de doadores regulares e cidadãos que praticam o gesto solidário antes dos festejos.

“Somos responsáveis por fornecer os hemocomponentes de toda a rede do Distrito Federal. Se ficarmos com baixo movimento, estamos falando de um impacto enorme para as pessoas que precisam de sangue. Por isso, é muito importante estimular a vinda das pessoas no período antes do Carnaval”, afirma o diretor-executivo do Hemocentro, Alexandre Nonino.

De acordo com o gestor, os estoques de sangue do tipo O negativo são os mais preocupantes, pois estão abaixo do estratégico. Esse grupo sanguíneo é conhecido como “doador universal”, por poder ser utilizado no paciente de qualquer tipagem sanguínea, em situações críticas e de emergência. Contudo, o número de doadores desse tipo tem se tornado cada vez mais escasso.

“O tipo O negativo costuma acabar mais rápido porque é o mais utilizado em situações de trauma e emergência, ou para pacientes com anemias genéticas. Por isso, esse doador vale ouro para nós”, comenta o diretor.

Estratégias

Para reforçar os estoques do grupo O negativo, o doador com esse tipo sanguíneo tem atendimento preferencial no Hemocentro até o dia 28 de fevereiro, esperando menos na fila. A ideia é facilitar todo o processo para os doadores.

“Estamos trabalhando com duas abordagens. A primeira é incentivar as pessoas a doarem na semana que antecede o Carnaval, principalmente as de O negativo, que têm atendimento preferencial e não precisam pegar senhas”, ressalta Alexandre Nonino.

A segunda abordagem é incentivar as doações durante o período de Carnaval, para reduzir o impacto quando o Hemocentro aberto estiver fechado, na terça-feira (25). A unidade estará aberta durante o sábado (22), das 7h às 18h; na segunda-feira (24), das 7h às 13h e, na Quarta-feira de Cinzas (26), das 14h às 18h. Com isso, a expectativa é de reduzir o impacto causado pelos dias em que o Hemocentro estará fechado durante o feriado.

Campanha

Como forma de atrair a vinda do público ao Hemocentro durante as festividades, foi criado um bloco de Carnaval para cada dia, convidando as pessoas a participarem, doando sangue nos dias em que a unidade ficará aberta. Além disso, nas redes sociais, o FHB vai veicular a campanha com o mote “Caia na folia com os blocos do Hemocentro”.

Estoque

O estoque estratégico mantido pela fundação é planejado para abastecer toda a rede pública do DF e hospitais conveniados durante o período de quatro a sete dias, dependendo do hemocomponente. A atenção maior é dada às plaquetas, que têm validade mais curta, de apenas cinco dias. O monitoramento para manter os níveis seguros é feito diariamente e divulgado no site do Hemocentro.

Conforme os dados preliminares, de janeiro até terça-feira (18), foram feitas 6.363 doações – desse total, 2.146 somente em fevereiro. “Os números foram abaixo do esperado, por isso é importante incentivar a vinda de mais doadores, em vez de contar com a demanda espontânea”, destaca Alexandre Nonino.

Doação

Quem pretende doar sangue antes do Carnaval pode agendar a operação pelo telefone 160, opção 2. O agendamento dá direito à senha preferencial no horário marcado. É importante lembrar que sextas e sábados são os dias de maior movimento.

Confira condições e impedimentos mais comuns à doação de sangue.

* Com informações da Secretaria de Saúde (SES)

Fonte: Agência Brasília

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...

GDF e Uber vão assinar acordo de cooperação para alertas de emergência

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a...

Maternidade do HRSM realiza sua primeira aplicação da vacina Nirsevimabe

Por Jurana Lopes Nesta quarta-feira (23), a Maternidade do Hospital...

Mais que um livreto, Caderneta da Criança funciona como passaporte da saúde

Por Karinne Viana Logo nos primeiros dias de vida, a...

Destaques

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...

GDF e Uber vão assinar acordo de cooperação para alertas de emergência

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a...

Em três dias, auditores identificam R$ 1,1 milhão em mercadorias com irregularidade fiscal

Após o feriado da Páscoa, os auditores da Secretaria...

IGESDF realiza workshop sobre “Revista Visual e Uso de Detector de Metais” para equipes de segurança

Com o objetivo de melhorar ainda mais a segurança...