24.5 C
Brasília
24 abr 2025 11:09

Quase 70 mil servidores estão no grupo de risco do coronavírus

O índice representa 12,3% do quadro do governo federal, que tem adotado teletrabalho, rodízio de jornadas e até dispensa de terceirizados

Por Otávio Augusto

Uma parcela do funcionalismo centraliza a atenção de autoridades de saúde: 68.238 servidores públicos acima de 60 anos são considerados integrantes do grupo de risco para o coronavírus. Atualmente, são mais de 600 mil servidores na ativa.

A idade é o limite utilizado pelo Ministério da Saúde para recomendar que não saiam de casa, justamente pelo risco maior à saúde caso sejam infectados pelo vírus.

O grupo de risco representa 12,3% do quadro do governo federal. Os dados foram levantados pelo Metrópoles, com base na plataforma Painel Raio-X Economia, que compila informações da União.

Espalhados por todo o país, esse grupo é o mais vulnerável aos efeitos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Com o agravamento da situação, o Ministério da Economia tem endurecido as regras de afastamento do trabalho. Além disso, viagens foram canceladas.

O médico Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), alerta que a aglomeração de pessoas em repartições públicas e escritórios, por exemplo, aumenta os riscos de contágio. Cada doente infecta de duas a quatro pessoas, em média.

“Quanto mais as pessoas puderem ficar em casa, melhor. Esse é o ideal. Toda a aglomeração é extremamente arriscada neste momento. Podemos estar interagindo com pessoas no período de incubação ou que estão infectados e não apresentam sintomas e estão transmitindo o vírus”, explica o especialista.

Ele defende que o teletrabalho ou o rodízio não se trata de férias ou licença remunerada, mas, sim, de uma medida de emergência em saúde pública. “Isso sem dúvidas diminui o contágio pelo vírus e poderemos controlar a disseminação mais rápido”, concluiu.

Desde o agravamento da pandemia, uma série de órgãos públicos adotou funcionamento diferente, como suspensão de atendimentos presenciais, redução de jornada, teletrabalho e afastamento do grupo de risco. Segundo o Ministério da Economia, até o momento, não houve registro de contágio de servidores.

Governo amplia medidas

Nesta terça-feira (17/03), o Ministério da Economia endureceu as regras para conter a transmissão do coronavírus no funcionalismo público. Esta é a terceira instrução normativa editada pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal em duas semanas.

Viagens internacionais estão suspensas enquanto durar a pandemia; servidores com mais de 60 anos, gestantes, lactantes ou doentes crônicos farão trabalho remoto; funcionários terão turnos alternados de revezamento e alguns, teletrabalho; e empregados públicos com filho em idade escolar serão dispensados.
As viagens nacionais também sofreram alterações. Órgãos e entidades deverão “reavaliar criteriosamente a necessidade de realização de viagens domésticas a serviço enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública”.

Terceirizados

O Ministério da Economia orientou órgãos e entidades da administração pública federal para que seja analisada a situação dos trabalhadores terceirizados que estão no grupo de risco do coronavírus.

O objetivo é avaliar a necessidade de suspensão ou substituição temporária na prestação dos serviços de funcionários com doenças crônicas, idade acima de 60 anos ou histórico de contato com suspeito ou confirmado para o Covid-19 nos últimos 14 dias.

“Esta é uma das medidas com o objetivo de combater a doença. As empresas contratadas terão, ainda, de adotar medidas para intensificar a higienização de áreas com maior fluxo de pessoas e superfícies mais tocadas”, explica o Ministério da Economia, em nota.

Versão oficial

Segundo o Ministério da Economia, servidores ou empregados públicos federais com 60 anos ou mais deverão realizar suas atividades remotamente, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública em decorrência do coronavírus.

O governo recomenda que órgãos e entidades organizem campanhas de conscientização dos riscos e das medidas de prevenção para enfrentamento da emergência de saúde pública.

“As orientações a seguir [veja abaixo] foram encaminhadas para todos os servidores e empregados públicos federais e estão constantemente sendo reforçadas aos servidores públicos federais”, conclui o texto.

Medidas para o controle do coronavírus em órgãos públicos:

Lavar frequentemente as mãos com água e sabonete;
Higienizar as mãos com álcool em gel;
Cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
Evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas;
Evitar aglomerações, dando preferência à realização de reuniões virtuais;
Manter os ambientes bem ventilados;
Não compartilhar objetos pessoais.

Fonte: Metrópoles

Bolsonaro divulga recorte de vídeo sobre intimação do STF em UTI do hospital DF Star

Por Kleber Karpov Após divulgações de vídeo da intimação do...

Teatro: “A Trança Perdida” estreia em Brasília

A circulação do espetáculo “A Trança Perdida” chega pela...

Lucilene Florêncio assume Superintendência da Região de Saúde Sudoeste

Por Kleber Karpov A ex-secretária de Estado de Saúde do...

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...

GDF e Uber vão assinar acordo de cooperação para alertas de emergência

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a...

Destaques

Bolsonaro divulga recorte de vídeo sobre intimação do STF em UTI do hospital DF Star

Por Kleber Karpov Após divulgações de vídeo da intimação do...

Teatro: “A Trança Perdida” estreia em Brasília

A circulação do espetáculo “A Trança Perdida” chega pela...

Lucilene Florêncio assume Superintendência da Região de Saúde Sudoeste

Por Kleber Karpov A ex-secretária de Estado de Saúde do...

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...