Nova estrutura vai atender pacientes com problemas respiratórios

Secretaria de Saúde, Iges-DF e Ministério da Saúde montam espaço em tempo recorde junto à UPA do Núcleo Bandeirante. Serão dois médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem por turno



Agência Brasília

Uma parceria entre o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde (MS) para fortalecer o combate e a disseminação do coronavírus, permitiu a instalação, em tempo recorde, de uma estrutura de atendimento rápido para pacientes com sintomas respiratórios.

A tenda está montada na área da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante e começa a funcionar nesta segunda-feira (23) – e fica aberta sempre das 7h até 1h da madrugada, todos os dias da semana. Se for necessário, o atendimento será 24 horas por dia.

Publicidade

No sábado (21), o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), Sérgio Costa, juntamente com o coordenador geral de urgência do Ministério da Saúde, Marcelo Barbosa, o arquiteto hospitalar do setor de urgência do MS, Thiago Almeida, e a superintendente de Atenção Pré-Hospitalar do Iges-DF, Nadja Regina visitaram o lugar.

Costa lembra que essa é mais uma alternativa para ampliar o atendimento, de forma rápida e eficaz, àqueles pacientes com dificuldades respiratórias e que possam estar com a Covid-19. “O governador tem agido com rapidez e segurança e nos cobra, diariamente, alternativas para melhorar ainda mais o acolhimento dessas pessoas”, acrescentou.

Marcelo Barbosa, como representante do Ministério da Saúde, aprovou a estrutura, considerou que “ficou perfeita, passível de atendimento das necessidades da população”, e exaltou o fato de ter sido construída e equipada em tempo recorde.

A estrutura conta com uma sala para triagem/classificação, oito poltronas para atendimentos e medicação (se necessário) e dois leitos de emergência. Os pacientes que chegarem com sinais e sintomas que preencham os critérios de definição de caso suspeito serão acolhidos e encaminhados para espaço reservado.

Aqueles que apresentarem os sintomas, terão amostras coletadas e encaminhadas ao Lacen para verificação. Os considerados suspeitos serão orientados a fazer isolamento em suas residências.

Pacientes que forem direcionados para os leitos de emergência, vão ser estabilizados e imediatamente transferidos para um hospital de referência da rede pública.

Foram contratados 19 servidores para realizar o atendimento neste posto. Serão dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem e dois médicos, por turno durante o horário de atendimento.

As novas evoluções no cenário epidemiológico do coronavírus, poderão implicar mudanças no plano de contingência atual, do DF e Nacional.

O cenário está sendo monitorado sistematicamente, tendo em vista o desenvolvimento de conhecimento científico e evolução dos quadros, para garantir que o nível de resposta seja adequado e as medidas correspondentes sejam adotadas.

* Com informações do Iges-DF

Fonte: Agência Brasília

 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorCovid-19: mortes no Brasil sobem para 34 e casos confirmados são 1.891
Próximo artigoJustiça dá liminar ao DF para reduzir ICMS de luvas e máscaras