24.5 C
Brasília
24 abr 2025 20:54

Candidato à administração do Gama mantém igrejas em áreas públicas

O governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) tem conseguido alguns feitos únicos no meio político durante a composição da equipe que vai gerenciar o DF. Um deles é manter-se a margem de críticas, provocações e especulações em relação aos futuros administradores das Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal. O Governador apenas deixou claro que a escolha do nome virá de uma lista escolhida pela população e que os futuros administradores precisam residir na RA e serem fichas limpas. A partir dessas declarações, nas RAs eclodiram de candidatos organizando reuniões e eventos para escolherem os nomes dos futuros administradores.

IDEG faz 'aquisição' de igreja em terra pública - Foto: BlogdoArretadinho

Alguns moradores da cidade se dizem indignados com a possibilidade do nome do ex-candidato pelo PSC, Pastor Egmar Tavares, como nome indicado a administrador da RA do Gama. Isso porque há supostos envolvimentos do Pastor em tentativa de invasão de áreas públicas para uso da ADEG – Assembleia de Deus do Gama (ADEG), em que é presidente. Uma das denúncias aponta que Tavares ‘adquiriu’ um templo situado em terras públicas, dentro do Parque Urbano e Vivencial do Gama do Gama (PUVG).

 

De acordo com publicação do Blog do Arretadinho (26/Dez): “O templo foi construído há algum tempo por outra denominação evangélica e ‘adquirida’ recentemente pela sigla que é dirigida por Egmar. Comenta-se que, ao adquirir o templo, a ADEG tenha ampliado o terreno em volta da igreja, demarcado por uma cerca de arame. Nos meios evangélicos fala-se que o local já está avaliado em mais de R$ 2 milhões.”.

IDEG faz aquisição de igreja em terras públicas

O membro do Instituto dos Arquitetos do Brasil, departamento do Distrito Federal (IAB-DF), ex-conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF), o arquiteto e urbanista, Ariomar da Luz Nogueira, denuncia a tentativa de outra invasão de área pública por parte da ADEG. Dessa vez na Área Especial Quadra 06 Conjunto J / Quadra 12 Conjunto E Setor Sul do Gama.

Nogueira explica ao fincar uma placa em uma área pública, apenas por ter encaminhado um ofício solicitando a doação da terra para a ADEG não torna a igreja, proprietária do terreno. Para Ariomar: “Colocar a placa no terreno sem que de fato haja a oficialização da doação da área pública à ADEG por parte da Administração do Gama é uma atitude de má fé.”, reclama Nogueira.

Becos invadidos no governo Agnelo

Ariomar Nogueira em frente ao Monumento do Periquito Foto: Marcio Almeida (Reprodução da Internet)

Morador da cidade há 52 anos, Nogueira é criador do monumento Periquito e de outras 21 obras espalhadas pela a cidade do Gama e cidadão honorário do DF, titulado pela Câmara Legislativa do DF (CLDF) que adotou o Gama como cidade do coração. Mas o Urbanista se queixa da especulação imobiliária, das invasões de terras em áreas públicas e, principalmente,  da falta de preocupação dos administradores para com o Gama. Um exemplo simples foram as invasões de becos na gestão de Agnelo Queiroz (PT).

Nogueira lembra que durante o governo de Queiroz, com apoio do ex-deputado distrital, Patrício (PT), o GDF transformou em lotes e doou aos Policiais Militares os becos invadidos por alguns PMs.

Segundo Nogueira: “Essa legalização de ocupação inconsequente de área pública criou processo de não drenagem das águas nos locais ocupados indevidamente. Quando chove as águas não têm por onde escoar e ficam represadas, muitas vezes provocando alagamentos nas casas vizinhas.”, explica observar ainda que os alagamentos também impactam na saúde pública: “Sem o escoamento temos a proliferação dos vetores de doenças, a exemplo dos ratos e mosquitos que podem causar doenças aos moradores da cidade.”, afirma Nogueira.

Parque Urbano e Vivencial do Gama

O PUVG é situado em área pública de 590 mil metros quadrados, no Setor Norte do Gama, rica de fauna e flora típicas do Cerrado brasileiro, a exemplo de matas de galeria, áreas de brejo com buritizais e campos de murundus, além de recursos hídricos.

adg

Em 2012 a área passou a fazer parte do “Programa Brasília, Cidade Parque”, ocasião em que foi realizado um concurso pela Secretaria de Estado de Habitação Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) para escolha do projeto para o parque. Embora tenham escolhido um, o trabalhos escolhido não foi executado por causa do alto custo, segundo a Coordenação de Unidade de Conservação de Uso Sustentável e Biodiversidade (Copar)/ Instituto Brasília Ambiental (Ibran).

No ano seguinte, com outro projeto mais barato, as obras foram iniciadas, mas a passo de ‘tartaruga’. Apenas a sede começou a ser construída, além de alguns campos de futebol e um estacionamento, pavimentado em frente à igreja da ADEG, na área do parque . Em 2014, Chico Vigilante (PT) destinou R$ 500 mil, por meio de recursos provenientes de emenda orçamentária N° 459, a título de revitalização do parque, de acordo com o site Adote um Distrital (Confira o Vídeo). A obra foi realizada a menos de 50 metros de outro estacionamento público asfaltado, com iluminação pública e drenagem (Confira o Vídeo).

O mestre em Saúde Ambiental pela USP, Bernardo Tadeu Machado Verano alerta: “Invasões em parques urbanos degradam a fauna e flora, retiram espécies vegetais preservadas.”, afirma ao lembrar que o Parque Urbano e Vivencial do Gama, esperado pela população do Gama há mais de 50 anos, ajudará a melhorar a qualidade de vida dos moradores daquela RA: “Se utilizados com a destinação correta, de múltiplo uso, além de garantir a preservação do meio ambiente também trás melhorias na qualidade de vida da população.”, afirma Verano.

Bolsonaro divulga recorte de vídeo sobre intimação do STF em UTI do hospital DF Star

Por Kleber Karpov Após divulgações de vídeo da intimação do...

Teatro: “A Trança Perdida” estreia em Brasília

A circulação do espetáculo “A Trança Perdida” chega pela...

Lucilene Florêncio assume Superintendência da Região de Saúde Oeste

PUBLICADO EM 24/04/2025 ÀS 00H50 - ALTERADO AS 24/04/2025...

ICTDF discute convênios com o Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto de Cardiologia e...

TCDF dá cinco dias para Saúde do DF se manifestar sobre Home Care

Por Kleber Karpov O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) esteve...

GDF e Uber vão assinar acordo de cooperação para alertas de emergência

Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a...

Destaques

Circula Cultura chega ao Varjão com festa para celebrar o aniversário da cidade

O projeto Circula Cultura chega à sua quinta etapa...

Judicializada, TJDFT nega pedido liminar para ‘barrar’ compra do Banco Master por parte do BRB

Por Kleber Karpov Decisão da 25ª Vara Cível de Brasília...

Bolsonaro divulga recorte de vídeo sobre intimação do STF em UTI do hospital DF Star

Por Kleber Karpov Após divulgações de vídeo da intimação do...

Teatro: “A Trança Perdida” estreia em Brasília

A circulação do espetáculo “A Trança Perdida” chega pela...

Lucilene Florêncio assume Superintendência da Região de Saúde Oeste

PUBLICADO EM 24/04/2025 ÀS 00H50 - ALTERADO AS 24/04/2025...