21.5 C
Brasília
18 dez 2025 19:51

“Pacientes estão morrendo por falta de condições mínimas de trabalho”, afirma cardiologista do Hospital de Base do DF

Por Kleber Karpov

Um cirurgião cardiologista do Hospital de Base do DF (HBDF), que não deseja ser identificado, denuncia ao Política Distrital, a impossibilidade de fazer diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). De acordo com o denunciante reclama que o HBDF está desabastecido, por três semanas. A Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) confirma apenas 15 dias de atraso na entrega dos produtos à unidade de saúde.

Ainda de acordo com o denunciante, além de reagentes para diagnosticar IAM, falta ainda enzimas cardíacas e stens – prótese em formato de tubo, utilizado no interior de uma artéria para evitar uma possível obstrução total de vasos sanguíneos –, utilizado em cirurgias cardíacas.

“Pacientes estão morrendo por falta de condições mínimas de trabalho!”, afirmou o cirurgião.  À Cardiologia está preparando um documento que denuncia isto! Então gostaria muitíssimo que quando este chegar ao seu conhecimento o senhor consiga fazer algo por nós e principalmente pela população!”, afirma o denunciante.

Política Distrital procurou a SES-DF que em nota, por meio da assessoria de comunicação (Ascom) informou que a direção do HBDF explicou: “ACKMB (enzima para diagnóstico de infarto do miocárdio)  está em falta há duas semanas. O processo de compra já está em andamento e o medicamento, que não é encontrado no DF,  deve chegar de São Paulo em no máximo dez dias.”.

Ainda de acordo com a Secretaria, há um processo de compra de stents em andamento com previsão de chegada em 15 dias e esclarece: “Até que os estoques dos dois produtos sejam regularizados os pacientes serão encaminhados para o Instituto de Cardiologia do DF (ICDF).“

Atualização: 28/10/2015 às 15h46 –  Correção de título: Onde Lia-se afirma cardiologia do Hospital de Base, Entende-se: afirma cardiologista do Hospital de Base.

Câmara dos Deputados oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Kleber Karpov A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados...

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal e risco de doenças erradicadas no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) emitiu um...

Saúde oferta vacinação durante almoço solidário da campanha Nosso Natal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, na...

Senado aprova projeto de lei que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (17/Dez),...

Destaques

Câmara dos Deputados oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Kleber Karpov A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados...

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Se liga! Mais de 90 mil beneficiários do Bolsa Família no DF ainda não realizaram acompanhamento em saúde

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Fraude no INSS: “Se tiver filho meu nisso, será investigado”, diz Lula ao defender investigação irrestrita

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...