A Polícia Federal informa que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias da invasão dos computadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O caso ocorre após o Tribunal confirmar, na quinta-feira (5/Nov), ataque cibernético cometido por hacker, dois dias antes, ao sistema informático do órgão.
Segundo nota da PF, as diligências iniciais da investigação foram adotadas, e eventuais fatos correlatos poderão ser apurados na mesma investigação, que está em andamento na Superintendência Regional da Policia Federal no Distrito Federal.
Ataque cibernético
Segundo informações do STJ, o hacker conseguiu criptografar e bloquear o acesso aos dados do tribunal. No entanto, as informações sobre os processos judiciais, contas de e-mail e contratos administrativos permanecem íntegras e estão preservadas em um backup.
Por meio de nota, o presidente do tribunal, ministro Humberto Martins, informou que a Tecnologia de Informação do STJ tem atuado para recuperar o sistema e conta ainda com apoio do Centro de Defesa Cibernética do Exército.