Na última sexta-feira os diretores do Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), Josy Jacob e Newton Batista deram início à uma série de reuniões com os presidentes das cooperativas de saúde do Distrito Federal.
O objetivo desse projeto é fazer a apresentação do Sindate para os que ainda não conhecem, verificar as condições de trabalho dos cooperados, explanar a legislação que rege as cooperativas e negociar benefícios para os sócios. E assim seguir o que demanda a lei 6.598/2020 criada pelo deputado Jorge Vianna: piso salarial para os trabalhadores, além das 20h semanais, repouso semanal, adicional noturno e seguro acidente de trabalho. Durantes os próximos dias, o Sindate deve seguir um cronograma até que todas as cooperativas sejam visitadas. Na sexta-feira (20), a conversa foi com a Coopsaude, localizada no SIG.
A idealizadora do projeto Josy Jacob afirma: “ O objetivo das reuniões é fazer com que se cumpra a lei das cooperativas, precisamos dar esse suporte para garantir a efetivação da legislação porque os profissionais muitas vezes não entendem o processo e se sentem ameaçados por cobrar a efetivação dos seus direitos.”