26.5 C
Brasília
03 abr 2025 21:39

Covid-19: força-tarefa vistoria aplicação de vacinas no Hospital Regional do Gama

Foi constatado que o controle da vacinação de profissionais de outras unidades de saúde que são no HRG precisa ser aprimorado

Representantes da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que acompanha as medidas de enfrentamento à pandemia no DF realizaram vistoria na manhã desta segunda-feira, 25 de janeiro, no Hospital Regional do Gama (HRG). O objetivo da visita foi verificar a aplicação de vacinas de prevenção à Covid-19. O local foi escolhido a partir de relatos de desrespeito às diretrizes definidas no Plano Distrital de Vacinação. Mais de 900 profissionais da área de saúde já foram vacinados no local. A previsão é que cerca de 1200 trabalhadores ainda sejam imunizados neste hospital.

Durante a inspeção foi possível obter informações sobre todos os protocolos da vacinação no local, além de verificar a publicidade da lista de vacinação, o total de aplicações do imunizante e checar se o formulário de autodeclaração (no qual os vacinados declaram que fazem parte do grupo prioritário) tem sido preenchido corretamente. Durante o encontro, os integrantes do MPDFT também conversaram com os gestores do HRG e com os profissionais da saúde.

O coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, foi acompanhando da promotora de Justiça Lívia Rabelo, da Promotoria de Justiça Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg), e destacou que a vacinação da atenção primária, que compreende os profissionais de saúde de outras unidades de saúde que recebem a aplicação da vacina no hospital, ainda precisa ser aprimorada. Segundo ele, o termo de autodeclaração ainda deve ser aplicado em todos os vacinados no local, sejam eles do quadro do HRG ou de outras unidades de saúde. A equipe que é responsável pela aplicação na rede primária já se comprometeu a efetivar o termo.

Em relação ao plano de vacinação dos profissionais de saúde, os representantes do MPDFT ressaltaram que outros procedimentos, como a triagem e o preenchimento dos questionários com dados, tem ocorrido adequadamente, mas que o acompanhamento por parte do Ministério Público será constante para garantir transparência e eficiência no processo de imunização da população do DF.

FonteMPDFT

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Não caia em fake news! – Saiba como funcionam armadilhas contra o Aedes aegypti

Por Yuri Freitas A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem adotado...

Servidores da Saúde participam de capacitação sobre sífilis gestacional e congênita

Por Yuri Freitas Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito...

Bancos de Leite Humano: período de férias e feriados diminui doações no Distrito Federal

Por Gabriel Silveira Os estoques de leite materno no Distrito...

UBS 1 de Santa Maria aprimora atendimento a pacientes com autismo

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa...

Destaques

Espaço Qualidade de Vida do GDF recebe exposição ‘Insetos em Macrofotografia’

O Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar...

Projeto Conhecer Direito será ofertado a toda a comunidade de forma gratuita e em formato EaD

O projeto Conhecer Direito, coordenado pela Escola de Assistência...

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Não caia em fake news! – Saiba como funcionam armadilhas contra o Aedes aegypti

Por Yuri Freitas A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem adotado...