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22 nov 2024 02:39


Reestruturação no mercado e ações de marketing digital explicam crescimento do BRB

Os recentes resultados positivos divulgados pelo BRB surpreenderam algumas pessoas. Entretanto, esse sucesso do banco só pegou de surpresa quem não acompanhou algumas das ações de marketing realizadas em 2020. Além do investimento em campanhas online, inclusive apostando na digitalização dos próprios serviços, a parceria com o Flamengo foi vista como um dos fatores mais importantes para os bons números conquistados.

Desde o ano de 2019, o BRB iniciou uma reestruturação total dos serviços bancários. A digitalização de toda estrutura, seguindo a tendência de sucesso dos bancos digitais, foi a mudança mais importante para toda a instituição. Atualmente, as pessoas interessadas em abrir uma conta podem fazer isso de casa e sem qualquer burocracia. Além disso, o banco também abriu espaço para serviços de empréstimos e créditos online.

Entretanto, não foram apenas os serviços disponibilizados que garantiram o sucesso do BRB no mercado brasileiro. A instituição também apostou alto nas campanhas de marketing digital, com um foco maior nas redes sociais mais populares do mercado. Ou seja, as propagandas em plataformas como o Instagram e o Facebook ganharam espaço e investimento. Até mesmo um canal no YouTube, que hoje conta com mais de 2 mil inscritos, foi criado pelo banco do Distrito Federal.

O investimento em marketing digital foi uma ação importante, e que segue a linha de sucesso das principais plataformas de serviços totalmente virtuais. Por exemplo, a Uber só conseguiu maior espaço no mercado brasileiro pelas campanhas que criou na internet. Os anúncios nos portais de compartilhamento de vídeos e os cupons de descontos, que poderiam ser compartilhados entre amigos e novos usuários, foram essenciais para a empresa. Aliás, esses descontos online são bastante utilizados como ferramenta de propaganda nos principais cassinos online, como o Gratorama Casino e o Winorama. Essas plataformas costumam oferecer descontos e bônus sem depósito para os jogadores recém-cadastrados. A ideia é incentivar esses novos usuários a aprender os jogos de aposta sem perder dinheiro. Algumas plataformas de streaming, seja a Netflix ou o Spotify, também costumam oferecer degustações gratuitas para quem não conhece o serviço.

Números positivos

Todas essas ações realizadas pelo BRB trouxeram um resultado bastante positivo, principalmente no valor de mercado. A empresa conseguiu um crescimento acima dos 1.000% e, atualmente, vale mais de R$ 13 bilhões. É claro que toda essa valorização não é resultado apenas das ações de marketing, mas também da presença do banco em diversas obras e investimentos públicos do Governo de Brasília.

Entretanto, a reestruturação para o mundo digital foi um dos motivos que levou o banco a conseguir uma ação mais conjunta dos órgãos públicos. Em entrevista para a Agência Brasília, em setembro do ano passado, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, afirmou que a expansão digital foi o caminho perfeito para levar a instituição a conseguir um novo patamar de crescimento na cidade.

A ideia do empresário é seguir o exemplo de alguns bancos digitais, como o Nubank e o Banco Inter, para ficar mais moderno, menos burocrático e totalmente inovador. Atualmente, a instituição conta com mais de 750 mil clientes, sendo muitos deles fora do Distrito Federal. Os estados de Minas Gerais, de Goiás e do Rio de Janeiro representam a maior parcela de pessoas que não moram em Brasília e possuem uma conta no BRB.

Parceria de sucesso

Entre todas as ações de marketing feitas pelo BRB, a parceria com o Flamengo merece algum destaque. No início deste ano, a campanha Nação BRB FLA bateu a marca de 100 mil contas abertas. Ou seja, o acordo com o time carioca pode ser considerado um sucesso e está dando um importante retorno para o banco brasiliense. Esse é um exemplo de como a propaganda pode influenciar no sucesso de uma empresa.

Os resultados são tão positivos que o banco não pensa em encerrar a parceria. Na verdade, durante as comemorações de 125 anos do clube carioca, o banco confirmou a renovação do patrocínio com a equipe de basquete pelo valor de R$ 100 mil. Um sinal de que a parceria deve continuar pelos próximos anos, seja no futebol ou então em outros esportes. Afinal, todos saem ganhando com isso.

O BRB é um caso de sucesso, e pode servir de exemplo para várias empresas do setor bancário. A renovação feita em 2019 transformou o banco completamente e trouxe ele para o mundo mais digital. Além disso, as campanhas de marketing foram essenciais para mostrar que a internet é uma ferramenta importante e que, sendo bem usada, pode render resultados financeiros acima da média.

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