Europeus consideram o Sistema Único de Saúde um modelo exitoso
Por Kelly Ikuma
Integrantes do governo dinamarquês ligados ao Ministério da Saúde do país se reuniram com o secretário da pasta no Distrito Federal, Fábio Gondim, para conhecer os serviços de excelência prestados na capital brasileira. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (2) e o objetivo do grupo europeu é trocar experiências e elaborar um projeto preparatório ao longo de oito meses, identificando as possíveis áreas de cooperação bilateral.
O chefe da delegação, Jacob Krogh, reconheceu que o sistema de saúde brasileiro é muito avançado e que se assemelha um pouco com seu país de origem. “O Ministério de Saúde [dinamarquês] escolheu o Brasil, o México e o Vietnã para fazer essa visita direcionada. O plano é ficarmos em cada um desses locais uma média de cinco anos para traçar planos estratégicos, tendo a embaixada local como elo”, relatou o representante.
Priorizar a atenção primária foi uma dos pontos que os dois países concordaram como forma de melhorar a saúde no mundo. O secretário Fábio Gondim disse que o objetivo é diminuir os investimentos nos setores secundário e terciário e focar no básico. “Estamos em um momento de mudança em todos os setores do governo e nossa meta agora é investir muito em tecnologia e reduzir desperdícios”.
Durante o encontro, Gondim ressaltou que está à disposição do grupo para mostrá-lo o funcionamento das unidades de saúde da capital. A delegação, por sua vez, convidou os representantes brasileiros a conhecerem o sistema de saúde europeu.
Por Agência Saúde DF