Os pacientes acometidos pela covid-19, uma doença nova que apresenta complicações severas, recebem atenção especial das equipes de assistência. Por conta disso, essas pessoas são atendidas por equipes compostas por profissionais multidisciplinares.
Para qualificar ainda mais as equipes, a Mediall Brasil, gestora dos hospitais de campanha da Ceilândia, do Gama e do Autódromo, implantou em cada um deles um laboratório de simulação realística, onde estruturou um leito com bonecos e simuladores, para treinamento contínuo das equipes nesses protocolos assistenciais.
“Realizamos vários treinamentos específicos, mas, nos dias em que não há treinamento, uma equipe fica no laboratório para sanar qualquer dúvida dos profissionais durante o expediente”Leandro Queza, enfermeiro e gerente do Núcleo de Ensino e Pesquisa Regional DF da Mediall Brasil
“Este laboratório abrange todos os profissionais que estão atuando nos três hospitais para melhor capacitá-los, pois assim estarão preparados em qualquer situação mais complicada ou de emergência”, explica o enfermeiro Leandro Queza, gerente do Núcleo de Ensino e Pesquisa Regional DF da Mediall Brasil.
A ideia é conectar todos os profissionais a um mesmo caminho, numa mesma direção, voltada para a recuperação dos pacientes. O espaço fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h, para atender todos os colaboradores e orientá-los com informações.
“Realizamos vários treinamentos específicos, mas, nos dias em que não há treinamento, uma equipe de colaboradores fica no laboratório para sanar qualquer dúvida que aparecer dos nossos profissionais durante o expediente”, informa.
De acordo com Leandro, são feitos levantamentos com as equipes para descobrir quais são as principais dúvidas que ocorrem durante os atendimentos. Com base nisso, são ofertadas as capacitações e treinamentos com 100% da equipe.
“Depois do treinamento, nossos colaboradores fazem uma avaliação, e aqueles que não alcançam 85% de aproveitamento refazem a capacitação. É um ganho para a carreira profissional, principalmente no caso de recém-formados, e para os pacientes, que recebem atendimento cada vez mais qualificado”, avalia.
A finalidade da Mediall Brasil é capacitar os colaboradores para melhor atender os pacientes. Dentro da complexidade dos três hospitais de campanha, há mais de dez classes profissionais atuando junto a cada paciente, e são mais de 1,3 mil profissionais envolvidos nas operações das três unidades.
Treinamentos
Por meio do laboratório de simulação realística é possível realizar mais de 50 treinamentos, como manejo das vias aéreas, oxigenoterapia, infusão de medicamentos, banho de leito, ventilação mecânica, recrutamento motor e alveolar, emergências cardiológicas e manejo de paciente crítico no leito de suporte ventilatório pulmonar.
O laboratório também possibilita a realização de treinamentos em processos administrativos de gestão da segurança do paciente, dispensação de medicamentos, farmacovigilância e procedimentos assistenciais, como intubação orotraqueal e ventilação mecânica.