Primeiro procedimento após a renovação foi feito esta semana
Por Alline Martins
Uma mulher de 47 anos de idade foi o primeiro paciente a passar por um transplante de rim no Hospital de Base depois do recredenciamento junto ao Ministério da Saúde. O procedimento na unidade estava paralisado desde o fim do ano passado, enquanto estava em andamento o processo de credenciamento, que deve ser feito a cada dois anos.
Segundo Eugênia Tonin, médica da nefrologia do Hospital de Base, a paciente, que recebeu o órgão doado por outra mulher que morreu em um hospital particular no DF, passou pelo procedimento na noite da última quarta-feira (13) e está evoluindo bem.
Procedimento
Durante o período em que o Base aguardava o recredenciamento, os pacientes que precisaram passar por transplante foram atendidos no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e no Instituto de Cardiologia do DF (ICDF).
Atualmente, a fila de espera para transplante de rins no DF é de 310 pacientes. Para que os procedimentos sejam realizados, além do pleno funcionamento das unidades, é necessário que aumente o número de doações de órgãos.
Em 2015, foram feitos 77 transplantes de rins no Distrito Federal. Além disso, ainda foram feitos 483 transplantes de córneas, 57 de fígado e 29 de coração.
Fonte: Agência Saúde DF