17.5 C
Brasília
22 nov 2024 06:35


Dia D de vacinação contra Covid no DF está marcado para 20 de novembro

Para alcançar quem ainda não procurou os pontos de vacinação, as equipes da Saúde irão até as principais feiras e à Estação Central do Metrô

Por Ana Paula Oliveira

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal promoverá o Dia D da Campanha de Vacinação contra a covid-19, no sábado, 20 de novembro. As equipes da pasta irão atuar em nove feiras populares e na Estação Central do Metrô, localizada na Rodoviária do Plano Piloto. O foco será o público de 257.717 pessoas, que ainda não tomaram a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19.

No caso da segunda dose e doses de reforço e adicional, no Dia D, esse público deve procurar uma das unidades básicas de saúde para receber o imunizante. Atualmente, a cobertura vacinal do DF está em 87,74% com a primeira dose e 68,74% com a segunda dose ou dose única.

A mobilização do Dia D contará com, além das equipes da Secretaria de Saúde, as administrações regionais, as administrações das feiras e do Metrô-DF.

Confira a programação:

– Feiras populares e Rodoviária do Plano Piloto: primeira dose para quem tem 18 anos ou mais
– Unidades básicas de saúde: primeira dose para adolescentes, segunda dose para todo o público vacinável que está no prazo da D2 e doses de reforço e adicional.

A Secretaria irá divulgar a lista com os pontos de atendimento, ainda nesta semana.

“O objetivo do Dia D é buscarmos, de forma didática e pedagógica, pessoas que ainda não iniciaram o processo de imunização. Estimamos que aproximadamente 250 mil pessoas de 12 anos ou mais ainda não tomaram a primeira dose”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

A ação nesses pontos de grande circulação de pessoas é uma forma de levar a vacina até aqueles que, por algum motivo, não puderam ir aos pontos de vacinação. De acordo com a Secretaria de Saúde, há doses de vacina disponíveis para aplicação da primeira dose em toda essa população que ainda não recebeu o imunizante.

Já para aqueles que iniciaram o ciclo vacinal e estão no prazo para a D2, as vacinas estão garantidas. Lembrando que a segunda dose da CoronaVac é aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira dose. Já a D2 da vacina Pfizer-BioNTech e AstraZeneca é aplicada 56 dias após a primeira dose. Por isso é importante conferir o cartão de vacina.

Matéria atualizada às 17h

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever