O governador Ibaneis Rocha (MDB) estuda flexibilizar o uso de máscaras em locais abertos do Distrito Federal depois do feriado de Carnaval. O chefe do Executivo local confirmou a informação ao Metrópoles, nesta quinta-feira (24/2). Segundo ele, a decisão vai depender dos números de infecção, óbitos, ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) e taxa de transmissão do novo coronavírus nos próximos dias.
“Vou analisar os números até lá”, disse Ibaneis. Nesta semana, o DF registrou uma queda na incidência de casos diários e na transmissibilidade da doença. Na quarta (23/2), o RT ficou em 0,80, o que significa que a cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 80.
Além da queda na taxa de transmissão, houve redução na quantidade de infecções. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 804 novos casos da doença na capital. Na terça, o DF registrou 1.825 novos casos.
Em 19 de janeiro, o Governo do Distrito Federal (GDF) voltou a tornar obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos — exigência que havia sido dispensada em 3 de novembro de 2021. A decisão foi tomada por conta do avanço da variante Ômicron na capital do país.
Leitos de UTI
Nesta quinta, a taxa de ocupação total de leitos específicos para Covid-19 na rede pública de Saúde do DF está em 80%. Em relação às unidades neonatais, 75% estão ocupadas; leitos pediátricos estão com 90% de ocupação e as UTIs adulto, 79,41% ocupadas.
No DF, segundo a última atualização do InfoSaúde-DF, registrada às 10h25, há 141 leitos de UTI abertos. Desses, 96 estão ocupados, 24 livres, 6 aguardando a liberação e 15 bloqueados.