Por Monique Azeredo
A Zapay é uma startup de tecnologia focada em facilitar a vida dos proprietários de veiculos, liderada pelo CEO Callebe Mendes, que acabou de entrar na lista Under 30 da Forbes. Sua história teve início em Brasília, em 2017. Seu fundador Callebe Mendes, um jovem empreendedor, na época com 20 anos, fazia graduação em Engenharia Civil na Universidade de Brasília (UnB) e havia acabado de fechar sua primeira startup, a Modular, apelidada de “uber das aulas particulares”. Era um aplicativo que conectava professores pré-selecionados de uma área específica a alunos que desejavam ter aulas de reforço personalizadas. Com eventos que culminaram no fim de sua primeira experiência, o empreendedor se viu diante de outra oportunidade de mercado, ao ver que o governo ia começar a cadastrar empresas para realizar o parcelamento de multas, licenciamentos, IPVA e outros débitos veiculares que a história da Zapay começou. E não é nisso que ela pretende parar.
“Começamos a startup do zero mesmo, com nenhum dinheiro no bolso e muito sangue no olho”, conta Mendes. Ele começou a desenvolver um negócio de pagamentos via QR Code junto com mais dois sócios, Pedro Vogado e Victor Mahon. Quando souberam da iniciativa de inclusão de pagamentos digitais de débitos veiculares, decidiram integrar esse serviço ao produto que estavam desenvolvendo. “Empreender é um eterno exercício de desapego. A ideia inicial que se tem para um novo negócio raramente vai se desenvolver exatamente da forma que foi pensada. Mudar a rota, abrir mão de uma ideia e, até mesmo crescer, pode ser difícil e desafiador”, relata Mendes.
Depois de muitos erros e acertos para conseguir entrar nas normas exigidas, em 2018 a Zapay foi oficialmente credenciada ao SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito). O próximo passo foi conseguir a homologação em cada DETRAN do Brasil. Para isso, foram muitos meses de viagem, visitando cada estado do país. Hoje, a empresa já cobre 100% da frota nacional com seu serviço homologado em todos estados, oferecendo além do pagamento, a possibilidade do motorista consultar se seu veículo tem débitos em aberto.
No primeiro dia de lançamento foi transacionado R$ 300 mil, e o que era para ser apenas um serviço no produto original da empresa virou o carro-chefe, e o foco passou a ser o mercado automotivo.Com a possibilidade de pagar e parcelar os débitos veiculares (IPVA, licenciamento, multas, DPVAT, entre outros), a Zapay já ajudou a regularizar a situação de mais de 600 mil veículos e conta com mais de 5,5 milhões de consultas em sua plataforma.
No ano passado, o aplicativo somou mais de 30 milhões de downloads, e teve crescimento de 333% em faturamento no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. O número de pessoas que buscaram o serviço da Zapay aumentou em 772% em relação ao primeiro trimestre de 2021, e em mais de 2700% em comparação ao mesmo período de 2020. Em fase de ascensão e ganhando cada vez mais espaço em seu segmento de atuação, a empresa tem como meta ser o mais novo unicórnio do cerrado até 2024, fazendo menção a Brasília que foi o lugar de sua fundação. Para isso, a startup tem focado em ampliar o leque de soluções, produtos e parcerias automotivas. “Acredito que nos negócios, assim como na vida, você teve de ter um equilíbrio. É importante se manter atualizado às tendências de mercado, mas também deve saber respeitar o que seu público quer e precisa. Você tem que se manter honesto ao seu propósito, adicionando novas soluções para seus clientes e atualizando o que você já tem”, ressalta Callebe.
Em 2021, a startup recebeu aporte de R$7,5 milhões, em rodada seed liderada pela DOMO Invest, e vem seguindo seu plano de expandir e ampliar os seus serviços. A Zapay é o único player do mercado que opera em parceria com mais de 20 grandes empresas dos setores automotivo e financeiro como Sem Parar, ConectCar, Credicard, Porto Seguro Cartões, Veloe, Creditas, Itaucard, iCarros, TicketLog entre outros. “Ao oferecer não só o acesso aos débitos, como também acesso a novas formas de pagamento, podemos proporcionar economia de tempo e dinheiro e menos burocracia para nossos clientes”, destaca Mendes.
Aos 25 anos, Callebe Mendes, além de cofundador e CEO da Zapay, também estabeleceu um curso e comunidade de empreendedorismo focado na construção de fintechs e captação de investimentos. Focando seus estudos em gestão e desenvolvimento de empresas, hoje lidera direta e indiretamente mais de 160 pessoas e está caminhando para cumprir sua missão como empreendedor: impactar positivamente a vida das pessoas.
Zapay
A Zapay é para quem tem carro (moto ou caminhão)! Cofundada no final de 2017 por Callebe Mendes, atual CEO, a empresa tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Desde então, já são mais de 6.8 milhões de pessoas atendidas em todo o Brasil. Com a Zapay, o cliente consegue consultar e pagar débitos de IPVA, multas, e licenciamento em um só lugar, sem filas, com rapidez e praticidade e com o parcelamento do débito em até 12x no cartão de crédito. A Zapay está presente em todos os Detrans do País e é credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), pela portaria Nº 750, publicada em 18 de outubro de 2018 no Diário Oficial da União.
Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter