Por Kleber Karpov
Um balanço parcial da Polícia Civil do Distrito Federal (PDCF) aponta a detenção, desde o início da tarde deste domingo (8/Jan), de 260 pessoas por práticas de atos antidemocráticos, nas instituições dos poderes da República, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Presas em flagrante delito, o ministro da Justiça, Flávio Dino fala que golpistas podem pegar até 12 anos.
Informamos que, até o momento, já são cerca de 100 pessoas detidas e encaminhadas ao Departamento de Polícia Especializada (DPE) da PCDF. Todos suspeitos de participar de atos criminosos de invasão das sedes dos Poderes da República. Os números serão divulgados ao final da ação.
— PCDF – Polícia Civil (@pcdf_oficial) January 8, 2023
Segundo a PCDF, equipes de agentes “papiloscopistas, peritos criminais e médicos legistas estão em prontidão para atender a situações de flagrante decorrentes da detenção dos suspeitos de cometer atos criminosos na Esplanada dos Ministérios.”.
Prisão em flagrante
Vale observar que a PCDF segue diretriz, conforme orientação do ministro da Justiça, Flávio Dino, que as prisões ocorram em flagrante, no caso dos extremistas nas ruas, independentemente da proximidade dos participantes em relação aos quartéis.
“Faço questão de reiterar que as pessoas que participaram desses eventos, que neste momento ainda estão em flagrante, estejam onde estiverem serão presas. Se estarão na frente do quartel, perto do quartel, ao lado do quartel, pouco importa porque elas estão tecnicamente em flagrante”, afirmou.
12 anos de cadeia
Dino ressaltou ainda que tais vândalos cometeram crimes graves, e podem pegar pena de até 12 anos, no caso de golpe de Estado. Ainda segundo o ministro da Justiça, se houver agravantes, a exemplo de dano ao Patrimônio histórico e agressões físicas, os terroristas podem ficar presos por até 20 anos. “Se nós colocarmos os crimes de dano, inclusive ao patrimônio histórico, e de agressões físicas, falamos de penas que com certeza podem ultrapassar até 20 anos”, lembrou.
Atualização de número de presos: 09/01/2022 às 23h12
Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter