A Feira de Artesanato de Samambaia (Exposam) ainda não terminou, mas já rendeu para os 140 artesãos que participam da mostra benefícios que vão além dos ganhos financeiros imediatos com a venda dos produtos. Um deles é o aumento de 15 dias no funcionamento da feira, que agora vai até o dia 30 de março. O segundo é a criação, ainda no primeiro semestre deste ano, de um site onde os produtos de todos participantes serão postos à venda.
O projeto da Exposam, que funciona de segunda a sábado no Canteiro Central da Primeira Avenida Norte, entre as quadras 208/408, em frente ao Banco do Brasil, contou com R$ 120 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
“A importância da Exposam é fortalecer o artesanato, incrementar o turismo na região, proporcionar lazer aos moradores da cidade, além de ser uma forma de inclusão social”Demontiez Marques, organizador da Feira de Artesanato de Samambaia
“O balanço da realização do evento é muito positivo. Foi uma grande oportunidade para os artesãos venderem seus produtos, pois o lugar da exposição é de grande circulação de pessoas. As vendas foram boas durante o período de festas de final do ano e também no Carnaval. Agora, vamos catalogar os produtos de todos os expositores e fazer um site de e-commerce para eles possam vender suas mercadorias também na internet”, disse Jadiel Telles, produtor executivo da feira.
De acordo com Jadiel, a maior parte dos produtos oferecidos eram crochês, velas e sabonetes artesanais, licores e arranjos de plantas. O evento conta, ainda, às sextas-feiras, a partir das 19h30, com programação musical gratuita, com apresentações de artistas locais de diversos estilos musicais, como Seu Roque Tupinambá, da Banda Duende Blues, Seu Osvaldo e Daran e Banda.
O organizador do evento, Demontiez Marques, disse que, devido à grande quantidade de expositores, eles foram divididos em dois grupos, um dos quais participa da feira às segundas, quartas e sextas e o outro às terças, quintas e sábados. “A importância da Exposam é fortalecer o artesanato, incrementar o turismo na região, proporcionar lazer aos moradores da cidade, além de ser uma forma de inclusão social”, explicou Demontiez.
O organizador disse, ainda, que a Feira de Artesanato mudou o cenário da área comercial de Samambaia. Ao longo da ciclovia da cidade, as barracas dos artesãos formam um longo túnel com diversos produtos de artistas de Samambaia, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e outras regiões administrativas do DF.