20.5 C
Brasília
19 dez 2025 18:27

Moradora de Planaltina de Goiás morre após ter quadro clínico agravado por H1N1

De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, na ficha da paciente não constava a vacinação contra o H1N1

Por Ana Ferreira

Uma mulher de 47 anos, moradora de Planaltina de Goiás, Região Metopolitana do Distrito Federal, morreu no dia 28 de março, após contrair a gripe H1N1. Em nota divulgada nesta quarta (6), a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás afirmou que a paciente Elda Maria dos Santos já tinha um quadro de risco, que foi agravado pelo vírus.

Ainda segundo a Secretaria, na ficha da paciente consta a informação de que a mulher não recebeu a vacina para a doença. A pasta informou também que a mulher deu entrada primeiro no Hospital Municipal de Planaltina de Goiás e, no dia 23, foi transferida para o Hospital Regional de Planaltina (HRP).

Causas da morte

A chefe da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Planatina de Goiás, Dra. Evani Luzia, informou ao Jornal de Brasília que a paciente “tinha um quadro de pneunomia persistente e que esse quadro se agravou por conta do vírus”. Ainda segundo a epidemiologista, após a permanência da paciente na unidade pública do DF, a mulher ainda foi transferida para a UTI de uma unidade particular.

A médica informou também, que apesar dos exames realizados na vítima comprovarem a doença, as causas da morte dela seriam outras. “Na certidão de óbito, as causas apontadas para a morte são insuficiência renal aguda, pneumonia, choque séptico, septicemia”, afirmou.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o Boletim de H1N1 é atualizado semanalmente, às sextas, e que é preciso aguardar o prazo para se pronunciar sobre o caso. A Secretaria de Saúde de Goiás, por sua vez, afirma que o caso está sendo investigado.

Fonte: Jornal de Brasília

Destaques

MPDFT aciona Justiça para evitar redução de leitos de UTI pediátrica no DF

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde...

100 mortos. Ops! Sem mortos, ação conjunta da PF e Gaeco cumpre 34 mandados contra faccionados no DF e Entorno

Por Kleber Karpov A Força Integrada de Combate ao Crime...

Mulheres chefiam 40,7% das famílias do Distrito Federal, aponta pesquisa do IPEDF

Por Kleber Karpov O Instituto de Pesquisa e Estatística do...

UnDF abre 214 vagas remanescentes em graduações com cotas para idosos e apenados

Por Kleber Karpov A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge...