Por Kleber Karpov
Na manhã de domingo (09/Abr), o deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), passou a manhã a entregar sorrisos. Disfarçados de ovos de páscoa, o sorriso adoçou o dia de dezenas de crianças no Setor Habitacional Água Quente (SHAQ), até então vinculada à parte da Região Administrativa (RA) Recanto das Emas e parte da RA Samambaia. Comunidade essa, até poucos anos, praticamente desconhecida, por estar escondida quase às margens do Rio Descoberto, na divisa do município de Goiás, de Santo Antônio do Descoberto com o DF.
Mas, a Comunidade Água Quente, como é conhecida, chama atenção, nessa ação de Vianna, dentre outras realizadas pelo distrital, por demonstrar a importância da atuação do poder público, tanto por parte da ação do Legislativo quanto do Executivo na vida das pessoas.
Ao Política Distrital (PD), Vianna comentou que a entrega dos chocolates na comunidade de Água Quente foi “extremamente simbólica”. Isso por acompanhar a dinâmica da população há alguns anos e começar a ver o que classificou de renascimento, com o surgimento de uma cidade do DF.
“Após ter sido eleito, no primeiro mandato tive contato com a comunidade de Água Quente, e como parlamentar, eu sabia que poderia fazer a diferença para essas pessoas. Junto com o governador Ibaneis, começamos trazendo trator para arrumar algumas estradas e conseguimos colocar linhas de ônibus, dar acesso ao Metrô, para esses moradores da comunidade e no final, o GDF e a Câmara Legislativa acabam por transformar Água Quente que ninguém sabia se pertencia ao Recanto das Emas ou Samambaia e, transformamos em uma cidade. Então foi entrega de ovos de páscoa, bastante simbólica pois temos um renascer para uma comunidade que vai se transformar em uma cidade com infraestrutura, e melhores condições de vida àquelas pessoas.”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Renascimento
Em janeiro de 2020, o GDF, por meio do programa GDF Presente, entrou na comunidade de Água Quente, para realizar algumas melhorias de infraestrutura. Medidas essas, limitadas em decorrência da falta de regularização fundiária, ainda em andamento, o que impede a implantação de equipamentos públicos no local.
Porém, a pedido de Vianna, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), acionou a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (SEMOBDF) e melhorou itinerários com nova linha de ônibus, para atender os mias de 28 mil moradores da comunidade.
O distrital pediu ao governador, em agosto de 2020, a celeridade na regularização fundiária do setor habitacional, para que o GDF pudesse realizar obras de infraestrutura na comunidade. Sensibilizado, Rocha solicitou celeridade por parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), no início de processo de regularização fundiária de Água Quente.
A intervenção de Vianna junto ao Executivo melhorou ainda mais, o acesso ao transporte público. Mais que isso, em outubro de 2021, Vianna também anunciou, a atuação da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (SEMOBDF), de disponibilização de nova linha, dessa vez de integração da comunidade à estação de Metrô-DF na RA Samambaia.
Na Educação, em dezembro de 2020, O parlamentar, enquanto presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa do DF (CLDF), visitava unidades escolares do DF. Dentre essas, a de Água Quente, para ver a execução da destinação dos recursos de emendas do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEDF). Desde então, ao ver as dificuldades e a ausência do poder público, o distrital abraçou a comunidade.
Na Saúde, Vianna também atua em prol de atender demandas da comunidade de Água Quente. Egresso da Enfermagem, o deputado tem se feito presente e acompanha as necessidades da população local, em relação as duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em março de 2021, voltava a ratificar, junto ao governo, a necessidade de se agilizar a regularização fundiária. Uma vez que as UBS, a funcionar na região são unidades improvisadas.
Região Administrativa
A atuação do Executivo e do Legislativo, possibilitaram, a aprovação, na CLDF, da transformação de Água Quente, na 35ª região administrativa do DF, por força do Projeto de Lei, 3.043/2022, aprovado na CLDF, em 7 de dezembro de 2022, que deu origem a Lei 7.191 de 21 de dezembro de 2022, publicada no Diário Oficial do DF (DODF), de 22 de dezembro de 2022.
De acordo com a Seduh, o SHAQ compreende os parcelamentos residenciais: Dom Francisco, São Francisco, Dom Pedro, Guarapari, Galiléia, Nova Betânia I e II, Salomão Elias e Buritis. Localidades essas que estão cada vez mais próximos de receberem equipamentos públicos por parte do GDF.