Em uma fase em que existe muita incerteza entre relações de diferentes países sul americanos, se percebe rapidamente como o futebol é capaz de aproximar – nem que seja por somente 90 minutos – pessoas com as visões mais distintas possíveis. Sendo reconhecido como um dos continentes em que o futebol é mais forte, é natural que grandes eventos esportivos tenham esse enorme poder de fazer esquecer algumas das maiores questões de nossa sociedade.
Assim, fará sentido compreender quais são realmente as competições que têm esse enorme poder. Em uma fase em que uma nova temporada de futebol se está iniciando, fará sentido compreender como esse fenômeno de futebol está bem presente. Aliás, em termos de calendário, as competições nacionais e internacionais, que nossos times participam, levam a que estejam jogando praticamente de 3 em 3 dias.
Copa Libertadores demonstra bem esse poder de união
Muitas vezes considerada a “Liga dos Campeões da América Latina”, a Copa Libertadores junta os melhores times de futebol da região da América Latina. Em uma fase em que os times brasileiros são os claros favoritos, como se percebe pelo jogo de hoje na Sportsbet, a realidade é que, historicamente, os times se juntam e acabam provando no gramado qual é o melhor time.
Naturalmente, como forma de torcer por seu time, existem deslocações e investimentos grandes dos torcedores para estarem presentes nesses grandes jogos. Também essa componente econômica acaba sendo muito importante para que os times se consigam aproximar. Todas essas componentes fazem com que o futebol continue sendo determinando não só em termos esportivos ou competitivos, mas sobretudo em termos sociais e de respeito pelo outro, ainda que ele possa ser bastante diferente em várias componentes.
Investimento no futebol contribuiu para diferentes oportunidades
Claro que não só as grandes competições têm o poder de colorir a vida de milhões de torcedores pela América Latina, como também a própria indústria do futebol acaba empregando milhares de pessoas, dando condições que, de outro jeito, seria mais complicado de atingirem. Indo muito além dos contratos milionários dos jogadores, que acabam mudando suas vidas e da própria família, mas também a diretoria e todo o pessoal que têm de ser contratado para que um time profissional possa estar trabalhando de forma eficaz e proativa.
Bastará analisar os diferentes estudos sobre a indústria de futebol no Brasil para se compreender que ela continua sendo muito importante em termos econômicos, gerando altas receitas e muitas oportunidades para todos os que acabam adorando o esporte rei.
Brasil continuará sendo o país do futebol?
Com dezenas de milhões de torcedores e uma paixão incansável por times de alto nível, como se encontram no Brasil, é natural que o futebol continue sendo, por muito tempo, o esporte rei. Tal influência até se percebe em questões políticas, onde muitas vezes políticos se juntam à imagem de certo time para conseguirem conquistar mais votações. Avaliando pelas métricas mais recentes, tal paixão futebolística não terá tendência para diminuir nas próximas décadas, com tudo de bom e ruim tal possa trazer.