Por Kleber Karpov
O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do DF está com 15 das 30 viaturas paradas, em decorrência de falta de manutenção. Fonte de Política Distrital (PD), aponta que por falta de contrato, problemas simples, a exemplo de falta de óleo deixa os profissionais de saúde e usuários do SUS-DF, desassistidos.
“A grande maioria são ambulâncias novas que estão paradas com problemas simples de resolver, com troca de óleo, mas estão paradas porque estão sem manutenção.”, explicou um profissional do SAMU, sob sigilo de identidade.
Contrato assinado
No entanto há uma boa nova. PD teve acesso a contrato, assinado na terça-feira (29/Mai), firmado entre a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Administração do DF (SEPLAD-DF), firmado com a empresa QR Frotas Sistemas LTda, com sede em Curitiba, no valor de R$ 15,29 milhões, para garantir a manutenção preventiva e corretiva da frota de veículos do GDF, com o fornecimento de equipamentos e acessórios aos automóveis.
Ainda de acordo com informações recebidas, embora a empresa contratada tenha um prazo, de 15 dias, para adequação e início das atividades, nesta quarta-feira (31/Mai), o secretário de Planejamento, Ney Ferraz, realizou uma reunião com representante da empresa para tentar antecipar esse tempo, de modo a se iniciar, o quanto antes, as manutenções para colocar, o mais breve possível, as ambulâncias em operação.
Confira o Contrato na íntegra: