Por Kleber Karpov
A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista), participou, na manhã de quarta-feira (14/Jun), do café da manhã uma “Mulheragem” com a poetisa e consultora da startup Quero Você Eleita, Mayrla Silva. Durante o evento, de boas vindas da coordenação da bancada feminina na Câmara dos Deputados, a vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista), emocionada, comentou o apoio recebido por parte de deputadas mulheres, durante o episódio do 8 de janeiro, em que os poderes da República foram invadidos por golpistas bolsonaristas.
“O maior aprendizado que eu tive, foi daquelas mulheres da Câmara. A solidariedade do dia 8, não partiu dos meus amigos deputados, partiu das minhas colegas. Que aquilo que nos une, seja muito maior do que o que nos separa. E a coisa mais importante que a bancada feminina me ensinou é que quando nos juntamos e nos unimos, nós somos imbatíveis”
Quero Você Eleita
A startup Quero Você Eleitra é um laboratório de inovação política, com impacto social, liderado pela advogada e cientista política, Gabriela Rollemberg. O empreendimento atua, desde 2020, para impulsionar candidaturas e mandatos femininos e reúne especialistas de referência em campanhas eleitorais.
A startup foca esforços para garantir a união suprapartidária para garantir maior participação das mulheres nos espaços de poder, a exemplo da manutenção da cota de 30% de candidaturas eletivas, a atuação em presidências de tribunais, inclusive o Supremo Tribunal Militar (STM), a indicação de listas tríplices, apenas de mulheres ao Judiciário e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Desafio
A ação e atuação da startup, que homenageou a deputada federal, Benedida da Silva (PT/RJ), ganha visibilidade no momento em que, na Câmara dos Deputados, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar se torna palco de denúncia de prática de violência política, na quarta-feira (14), após instaurar processos disciplinares contra as deputadas Célia Xakriabá (Psol-MG), Sâmia Bomfim (Psol-SP), Talíria Petrone (Psol-RJ), Erika Kokay (PT-DF), Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Juliana Cardoso (PT-SP).
A atual conjuntura política, pode ser uma ótima oportunidade para a startup promover a mobilização para ajudar no enfrentamento a tais práticas, em relação a opinião pública. O fato concreto é que, além das congressistas que atualmente ocupam cargos no Congresso Nacional, e, com nomes de peso, a exemplo de Celina Leão, Gabriela e Marcia Rollemberg, Benedita da Silva o fato concreto é que os ‘machões’ do Congresso, podem ter procurado uma bela ‘sarna para se coçarem’.