Por Kleber Karpov
“Uma lei, quando não é regulamentada, é uma lei morta. Por isso, é um marco na legislação porque ela realmente prioriza aquele empresário que quiser fazer um investimento, um percentual do seu investimento, naquilo que ele deve de impostos, ele pode fazer agora diretamente a programas e projetos sociais e ter esse desconto no momento do seu pagamento de impostos”Celina Leão, governadora em exercício
Com essa frase, a governadora do DF, em exercício, Celina Leão (Progressista), comemorou e assinou, nesta sexta-feira (14/Jul), durante evento em Samambaia, o decreto que regulamenta a lei de Incentivo ao Esporte do Distrito Federal (LIEDF). Com a iniciativa, a Leoa, como é carinhosamente conhecida, garante a possibilidade de empresas da capital do país, poderem apoiar projetos esportivos e deduzirem os valores investidos no desporto da cidade, em impostos, a exemplo do possibilidade similar a que ocorre na Cultura do DF.
Dentre os impostos possíveis de se fazer tais deduções estão o Imposto Sobre Serviço (ISS) e o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
Atleta praticamente de futêvolei, Celina Leão, além da defesa ferrenha do empoderamento e da proteção da mulher, sempre foi teve no Esporte, uma das principais bandeiras políticas e sociais, em especial, para a promoção de inclusão social. Nesse contexto, a Leoa lembrou que a regulamentação da lei, se soma a captação de recursos, ora praticada, por meio de emendas parlamentares, para fortalecer os segmentos esportivo e paraesportivo na capital do país.
“Essa lei é muito importante porque os projetos esportivos do Distrito Federal, além de fazer uma captação de emendas parlamentares e do Fundo de Apoio ao Esporte, agora têm uma outra possibilidade de fazer uma captação de recursos diretamente ligada às empresas. Tenho certeza de que vai facilitar para que projetos consigam se expandir”, observou.