20.5 C
Brasília
19 dez 2025 19:38

“A dengue de agora leva o paciente a uma situação de coma em 24h”, alerta Celina Leão em apelo adesão às vacinas

Alerta acontece cerca de 15 dias para o DF entrar no pico da epidemia no DF, previsto para abril. Com 109 mortes confirmadas da doença, desde inicio do ano até 9 de março, vice-governadora lembra sobrecarga das unidades de saúde e de riscos à vida com agravo da doença

Por Kleber Karpov

A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista), voltou a fazer um apelo à população para adoções de medidas efetivas no combate ao aedes aegpyti. Durante entrevista coletiva, concedida na quarta-feira (13/mar), no Palácio do Buriti, após se reunir com representantes do Ministério da Saúde (MS) e da rede privada para alinhar protocolos e pedir apoio no combate à dengue.

Celina Leão lembrou as superlotações de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades de apoio, além da gravidade da doença que pode evoluir para um coma em até 24 horas.

“Todos os hospitais do DF estão lotados. As UTIs estão lotadas. O recado que nós deixamos é para não subestimar a dengue. A dengue de agora leva o paciente a uma situação de coma em 24h”, disse Celina Leão.

Baixa cobertura vacinal

A vice-governadora fez um apelo, ainda, para que os pais e responsáveis levem as crianças na faixa entre 10 e 14 anos, para se vacinarem. A mensagem está relacionada a outra preocupação, em relação a baixa cobertura vacinal, que ocorre em todo país. “Venham trazer as crianças, para que a gente não tenha todas essas crianças expostas”, pediu Celina Leão.

Ato de amor

Secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, reforça necessidade de vacinação – Foto: Renato Alves

No DF, segundo revelou a secretária de Estado de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, ao PDNews, até 10 de março, foram aplicadas 35.819 doses da vacina, com cobertura de 20,3% da população a ser imunizada, no caso, crianças entre 10 e 14 anos, conforme estabelecido pelo MS.

“Pedimos a todos os pais ou responsáveis que levem suas crianças / adolescentes na faixa etária indicada pela Nota Técnica Ministerial (10-14 anos), para se vacinar contra a Dengue. Temos 67 salas de vacinas aguardando esse público.”, reforçou Lucilene Florêncio ao ponderar que “Vacinar é um ato de amor”, concluiu.

Pontos de vacinação

A SES-DF disponibiliza as salas de vacinação nas sete regiões de saúde do DF. Para conferir todos os locais, basta acessar o site da Secretaria de Saúde. Importante observar que a imunização ocorre em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

Para vacinar, basta os pais ou responsáveis devem comparecer com as crianças, munidas com documento de identificação e a caderneta de vacinação.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Saúde disponibiliza 47 pontos de vacinação neste sábado no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Lei garante mamografia gratuita no SUS para mulheres a partir dos 40 anos

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

PIB da Ride-DF alcança R$ 416,6 bilhões com alta concentração na capital

Por Kleber Karpov O Instituto de Pesquisa e Estatística do...

Ministério da Saúde reforça vigilância contra variante K da Influenza

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde intensificou as ações...

Vigilância Sanitária apreende 2,5 toneladas de alimentos impróprios para consumo em força-tarefa de Natal

Por Kleber Karpov A Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria...