Por Kleber Karpov
A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista), voltou a fazer um apelo à população para adoções de medidas efetivas no combate ao aedes aegpyti. Durante entrevista coletiva, concedida na quarta-feira (13/mar), no Palácio do Buriti, após se reunir com representantes do Ministério da Saúde (MS) e da rede privada para alinhar protocolos e pedir apoio no combate à dengue.
Celina Leão lembrou as superlotações de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades de apoio, além da gravidade da doença que pode evoluir para um coma em até 24 horas.
“Todos os hospitais do DF estão lotados. As UTIs estão lotadas. O recado que nós deixamos é para não subestimar a dengue. A dengue de agora leva o paciente a uma situação de coma em 24h”, disse Celina Leão.
Baixa cobertura vacinal
A vice-governadora fez um apelo, ainda, para que os pais e responsáveis levem as crianças na faixa entre 10 e 14 anos, para se vacinarem. A mensagem está relacionada a outra preocupação, em relação a baixa cobertura vacinal, que ocorre em todo país. “Venham trazer as crianças, para que a gente não tenha todas essas crianças expostas”, pediu Celina Leão.
Ato de amor
No DF, segundo revelou a secretária de Estado de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, ao PDNews, até 10 de março, foram aplicadas 35.819 doses da vacina, com cobertura de 20,3% da população a ser imunizada, no caso, crianças entre 10 e 14 anos, conforme estabelecido pelo MS.
“Pedimos a todos os pais ou responsáveis que levem suas crianças / adolescentes na faixa etária indicada pela Nota Técnica Ministerial (10-14 anos), para se vacinar contra a Dengue. Temos 67 salas de vacinas aguardando esse público.”, reforçou Lucilene Florêncio ao ponderar que “Vacinar é um ato de amor”, concluiu.
Pontos de vacinação
A SES-DF disponibiliza as salas de vacinação nas sete regiões de saúde do DF. Para conferir todos os locais, basta acessar o site da Secretaria de Saúde. Importante observar que a imunização ocorre em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
Para vacinar, basta os pais ou responsáveis devem comparecer com as crianças, munidas com documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.