Nos últimos anos a tecnologia tem renovado as esperanças de muita gente, especialmente de quem sofre com algum tipo de doença grave.
Podemos dizer que hoje é praticamente impossível pensarmos em qualidade de vida, por exemplo, sem levar em consideração a grande contribuição da tecnologia na saúde.
Isso porque tivemos inúmeros avanços que vão desde sistemas operacionais eficientes e seguros, equipamentos modernos, adoção de prontuários eletrônicos, avanços em engenharia e tecnologia biomédica, até itens como smartwatches.
Os smartwatches, assim como outros aparelhos que monitoram a saúde têm cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas.
E se você quer entender melhor a importante contribuição que a tecnologia vem disponibilizando para a área da saúde nos últimos tempos, basta continuar com a leitura deste artigo até o final.
Vamos lá?
Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:
- Afinal, qual a importância da tecnologia na saúde?
- Quais são as principais inovações na área?
- Big data / Telemedicina
- Inteligência artificial
- Computação em nuvem
- Prontuário eletrônico
- Uso de dispositivos móveis no atendimento
- Conclusão
Afinal, qual a importância da tecnologia na saúde?
Como já foi falado no início do artigo, a tecnologia tem renovado as esperanças de muita gente, especialmente de quem sofre com algum tipo de doença grave.
Trata-se de uma ferramenta essencial para saúde, pois atua em todas as vertentes do processo de cuidado ao paciente.
Com essa ferramenta é possível melhorar, por exemplo, o diagnóstico, a terapêutica, a prevenção e proporcionar mais conforto ou redução dos processos dolorosos.
Alguns avanços são significativos como, por exemplo, o avanço em diagnóstico por imagem, que permite identificar patologias de maneira ágil e em estágio precoce, auxiliando o tratamento e aumentando as chances de cura.
A tecnologia também proporciona uma maior agilidade nos atendimentos, retorno financeiro, praticidade, confiabilidade e credibilidade.
Os equipamentos de ponta oferecem respostas eficazes e possibilitam os melhores tratamentos para a população.
Além disso, os profissionais de saúde podem investir em pesquisas cada vez mais aprofundadas, o que representa um marco da era digital.
E para te ajudar a entender melhor porque a tecnologia é hoje tão importante para saúde, no próximo tópico iremos te mostrar quais foram as principais inovações na área e quais são os seus impactos.
Conheça agora:
Quais são as principais inovações na área?
Os impactos dos avanços tecnológicos nos consultórios médicos são bastante positivos e em volume considerável.
Entre eles temos:
Big data / Telemedicina
A Telemedicina se mostra hoje um caminho cada vez mais definitivo para muitas áreas e, para área da saúde não seria diferente.
Agora com o envio de uma plataforma online, médicos e analistas laboratoriais têm a capacidade de emitir laudos à distância.
O que permite que o paciente não precise ter que se deslocar entre cidades distantes para ter seus materiais examinados por um especialista.
Além disso, também por meio do big data, consultórios, hospitais, clínicas e demais estabelecimentos podem acessar a base de dados com mais rapidez e precisão.
É totalmente possível, por exemplo, coletar informações que ajudam na tomada de decisões, contribuindo também para o melhor reconhecimento dos pacientes e usuários dos serviços.
Basicamente, a ferramenta acaba tendo um papel fundamental para a otimização de processos administrativos e médicos, já que os profissionais se baseiam em indicadores e informações estruturadas.
Podemos dizer que esta é uma solução eficiente em várias atividades do setor, como registros médicos, monitoramento e identificação de pacientes, prontuários eletrônicos, entre outras.
Por meio dessa tecnologia, o sistema de saúde se torna capaz de personalizar os atendimentos e garantir altas taxas de satisfação.
Inteligência artificial
Podemos dizer que a medicina é uma das atividades humanas que mais têm se beneficiado da inteligência artificial.
A acuracidade em diagnósticos, por exemplo, é uma das muitas aplicações resultantes da equação básica da IA, que consiste em big data + modelos de dados eficientes + computação em nuvem = máquinas inteligentes.
A IA já impacta as rotinas de trabalho dos profissionais de saúde de diversas maneiras sendo usada, por exemplo, para priorizar as filas de atendimento, ajudando os profissionais a identificar achados clínicos em exames, a selecionar melhores tratamentos, e a produzir alertas de casos que exigem atenção, prevendo demandas no uso de recursos (medicamentos, leitos, etc).
Além disso, a Inteligência Artificial também é fundamental na medicina baseada em evidência, pois analisa montanhas de dados clínicos que humanos não conseguem processar.
Computação em nuvem
Segundo a maioria dos especialistas, a computação em nuvem é hoje uma das principais propostas da transformação digital, pois molda a maneira como as informações são armazenadas.
Atualmente, temos ferramentas como o cloud que permitem que hospitais, clínicas e laboratórios virtualizem todos os dados, dispensando o uso de um servidor interno.
Com estas ferramentas, por exemplo, o gerenciamento torna-se mais fácil, pois tudo o que os gestores precisam está registrado digitalmente em um ambiente seguro e que também fornece mais agilidade à navegação dos colaboradores.
Prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico é hoje também uma das principais inovações que tivemos na área da saúde.
Isso porque por meio dele, por exemplo, médicos e demais profissionais têm acesso às informações completas de cada paciente, inclusive histórico de atendimentos anteriores.
E isso, no final, permite que os profissionais possam promover uma consulta mais completa, com maior embasamento e individualidade.
Uso de dispositivos móveis no atendimento
Por último, mas não menos importante, damos agora destaque ao uso de dispositivos móveis no atendimento.
Seguindo o mesmo conceito de ter acesso às diversas funcionalidades onde estiver, foi desenvolvida uma série de equipamentos clínicos que antes só podiam ser utilizados em clínicas e hospitais.
Entre os mais usados, estão os medidores de pressão arterial, de glicemia e de níveis de substâncias tóxicas no sangue.
Tais funcionalidades podem ser realizadas por relógios Smartwatch.
Alguns desses relógios podem, por exemplo, medir sua pressão sanguínea, o que é ideal para pessoas que praticam esportes, podendo avisar se estiver baixa ou alta.
Tais relógios também são programados para fazer a medição dos seus batimentos, indicando se está tudo bem com a sua saúde.
Assim como podem medir também sua oxigenação sanguínea indicando volumes elevados ou volumes baixos e, além disso, também calculam a qualidade do seu sono.
Conclusão
E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?
Como você pode perceber durante a leitura do artigo, com o desenvolvimento contínuo da tecnologia que tivemos na área médica, inúmeras vidas foram salvas e a qualidade geral de vida continua a melhorar com o tempo.
Por isso, hoje não há dúvidas de que a tecnologia terá um papel fundamental na qualidade e melhoria da nossa saúde.
Porém, não podemos nos esquecer sempre que há algo mais eficiente e importante que qualquer tecnologia na saúde: a prevenção.
Por isso, o recomendado é que você sempre mantenha os hábitos saudáveis como: praticar atividades físicas, se alimentar corretamente, cuidar da saúde mental, assim como sempre realizar um check-up periódico de saúde, mesmo não apresentando sintomas.
Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!
Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários.
Até a próxima!