19 C
Brasília
27 mar 2025 07:35

Alunos da rede pública do DF expõem fotos de projeto da escola sobre identidade cultural

Exposição pode ser visitada no Espaço Cultural do Venâncio Shopping até o dia 27

Um projeto de fotografias de estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 28 do Sol Nascente, em Ceilândia, ganhou espaço fora dos murais e corredores da escola pela primeira vez. Os trabalhos dos alunos, reunidos na exposição Retratos: Um Grito por Consciência, podem ser vistos no Espaço Cultural do Shopping Venâncio até o dia 27 deste mês.

O professor Tonismar Silva, ao lado da educadora social Amanda Luz, que produziu as fotos: “É uma oportunidade de ampliar o alcance e a visibilidade do trabalho dos alunos, destacando suas vozes e perspectivas de uma forma que merece ser reconhecida” | Foto: Jotta Casttro/SEEDF

Idealizado em 2019 pelo professor de Artes Tonismar Luz da Silva, o projeto, pela primeira vez, é apresentado fora da escola. “É uma oportunidade para expressão artística e também para empoderamento dos alunos, permitindo que eles compartilhem suas vozes e visões com a comunidade”, resume o professor, que não leciona mais na escola, mas mantém o vínculo com as atividades do projeto.

A mostra atual apresenta fotografias que exploram temas como identidade cultural, diversidade étnica, lutas sociais e experiências individuais. Desde retratos íntimos até imagens que capturam momentos de resistência e celebração, cada imagem conta uma história que reflete a riqueza e a complexidade da comunidade escolar.

Concebidas e pensadas na própria escola, as fotos são produzidas pela estudante de pedagogia e educadora social Amanda Cristina de Oliveira Luz. “Resgatar crianças e adolescentes que vivem em estado de vulnerabilidade através da fotografia é uma forma de proporcionar visibilidade e dignidade, além de oferecer um espaço de expressão e reconhecimento de suas identidades”, afirma.

“Ao integrar o projeto Retratos ao espaço cultural de um shopping, estamos proporcionando uma nova experiência tanto para os participantes quanto para os visitantes”, ressalta Tonismar. “É uma oportunidade de ampliar o alcance e a visibilidade do trabalho dos alunos, destacando suas vozes e perspectivas de uma forma que merece ser reconhecida.”

Exposição Retratos: Um Grito por Consciência

→ No Espaço Venâncio Cultural do Venâncio Shopping – piso térreo.
→ Visitação: até o dia 27, de terça-feira a sábado, das 11h30 às 19h30. Classificação indicativa livre.

Últimos dias para se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas. Conheça o passo a passo

Estudantes interessados em participar do programa Pé-de-Meia Licenciaturas têm até...

Revalida 2025 receberá documentos de conclusão de curso até sábado

Por Daniella Almeida Os participantes da primeira etapa do Exame...

CLDF aprova contas de Ibaneis Rocha relativas aos anos de 2021 e 2022

Por Marco Túlio Alencar Apreciados na sessão ordinária da Câmara...

João Cardoso pede contagem de período pandêmico para anuênio de servidores

Por Daniela Reis O distrital João Cardoso (Avante) reforçou o...

SUS vai substituir papanicolau por exame mais sensível ainda este ano

Por Tâmara Freire A partir deste ano, o teste citopatológico para a...

Lazer Para Todos: Gratuidade aos domingos e feriados no Zoo e no Jardim Botânico

Por Ian Ferraz O governador Ibaneis Rocha assinou nesta quarta-feira (26)...

Destaques

Hospital de Base recebe visita de oncologista ortopédico da USP para mapeamento nacional de centros especializados

Por Bruno Laganá O Hospital de Base do Distrito Federal...

Últimos dias para se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas. Conheça o passo a passo

Estudantes interessados em participar do programa Pé-de-Meia Licenciaturas têm até...

Revalida 2025 receberá documentos de conclusão de curso até sábado

Por Daniella Almeida Os participantes da primeira etapa do Exame...

CLDF aprova contas de Ibaneis Rocha relativas aos anos de 2021 e 2022

Por Marco Túlio Alencar Apreciados na sessão ordinária da Câmara...