24.5 C
Brasília
12 dez 2024 11:35


Alunos do curso de formação de praças participam de solenidade de incorporação da PMDF

A vice-governadora Celina Leão marcou presença no evento, que também contou com o primeiro uso do uniforme operacional da corporação

Por Ana Paula Siqueira

Os 1.259 alunos do 11º Curso de Formação de Praças (CFP XI) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) participaram, nesta quinta-feira (5), da solenidade de incorporação e primeiro uso do uniforme operacional da corporação. O evento foi realizado no Complexo de Ensino da Polícia Militar (Cepom), em Taguatinga Norte e reuniu cerca de 8 mil pessoas, entre autoridades militares e civis, além dos familiares dos praças.

A vice-governadora Celina Leão destacou que, graças a determinação do governador Ibaneis Rocha, o GDF proporcionou a maior nomeação da história da Polícia Militar do Distrito Federal.

A vice-governadora Celina Leão destacou que, graças a determinação do governador Ibaneis Rocha, o GDF proporcionou a maior nomeação da história da Polícia Militar do Distrito Federal | Foto: George Gianni/VGDF

“Nós temos os melhores índices da polícia em mais de 20 anos e eu tenho certeza que, com a nomeação desses homens e dessas mulheres, nós seremos, sim, o primeiro no Brasil”, afirmou a vice-governadora ao se referir ao levantamento do Atlas da Violência 2024, que mostra que Brasília é a segunda capital mais segura do país. “Nós temos a certeza que vocês estão prontos para ir para as ruas. O que nós podemos pedir para cada um de vocês nessa noite é que tenham honra de carregar esse uniforme.”

O CFP XI é o maior curso de formação da história da corporação no DF. Os alunos são divididos em oito companhias e 24 pelotões. Desse total, 320 são mulheres e quase 20% provenientes de cotas. A turma também conta com corneteiros e músicos, reforçando a pluralidade e o esforço institucional em promover a inclusão.

A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, destacou que o trabalho de combate ao crime, manutenção da paz e defesa social é realizado diuturnamente para que o DF alcance o primeiro lugar no país em segurança pública.

O curso teve início em 5 de setembro de 2024. Com duração de oito meses, a formatura será realizada em 13 de maio de 2025, mesmo dia do aniversário de 216 anos da corporação | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

“Hoje é um dia de grande significado para todos nós, pois é o dia em que os nossos policiais mais jovens, o dia em que os meus recrutas, como eu gosto de chamá-los carinhosamente, vestem pela primeira vez o uniforme que os identificará como guardiões da lei e da ordem. O uniforme que carrega consigo a história e a tradição de uma instituição que se dedica a proteger e servir a nossa comunidade”, ressaltou a comandante-geral.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou a importância desta etapa da formação dos praças para o DF.

“A tradição da Polícia Militar no DF não nasceu ontem e, como secretário de Segurança Pública do DF, tenho orgulho imenso de poder estar ombreado por esses homens e mulheres. E como pai de família e cidadão, tenho muito orgulho de saber que temos nessa tropa quem cuida dos nossos filhos e familiares”, elogiou o secretário ao completar que eles ajudarão o DF a ser a capital mais segura do país.

O curso teve início em 5 de setembro de 2024. Com duração de oito meses, a formatura será realizada em 13 de maio de 2025, mesmo dia do aniversário de 216 anos da corporação. No total, eles terão mais de 1.300 horas de treinamento intensivo em disciplinas como abordagem policial, técnicas de policiamento, direitos humanos e comunicação institucional. A troca do uniforme de adaptação pelo uniforme operacional marca o fim do período básico e o início do estágio prático a partir desta sexta-feira (6).

Atualmente, o efetivo da Polícia Militar conta com cerca de 11 mil militares, sendo 9.560 homens e 1.427 mulheres.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever