26.5 C
Brasília
26 abr 2025 13:38

Ambulatório especializado do HRAN promove atividade educativa sobre saúde do sono

Evento gratuito aborda técnicas para melhorar o descanso e esclarece dúvidas sobre distúrbios comuns

Por Gabriel Silveira

Nesta sexta-feira (14), das 14h às 18h, a equipe do ambulatório especializado do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) oferecerá uma atividade educativa sobre saúde do sono. O evento, que será realizado no auditória da unidade, é gratuito e aberto ao público, incluindo profissionais da área da saúde.

A equipe multidisciplinar apresentará técnicas para melhorar a qualidade do sono, discutirá casos clínicos e esclarecerá dúvidas sobre os distúrbios mais frequentes. A iniciativa faz parte da programação da Semana do Sono 2025, promovida nacionalmente pela Academia Brasileira do Sono entre 14 e 20 de março.

“Nosso objetivo é mostrar, de forma clara, a importância de um sono de qualidade. Vamos destacar sinais que podem ser observados em casa e que indicam a necessidade de acompanhamento profissional”, explica a pneumologista e médica do sono Géssica Andrade.

Durante o evento, serão abordados temas como sonambulismo e terror noturno, mais comuns em crianças e adolescentes. Também serão discutidos casos de apneia causados por alterações anatômicas, além do uso de aparelhos odontológicos para o tratamento de casos leves. Haverá ainda um workshop sobre o uso do CPAP, aparelho que fornece um fluxo contínuo de ar e é utilizado no tratamento de distúrbios respiratórios, incluindo a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS).

Pacientes e profissionais do Sistema Único de Saúde do DF poderão se inscrever no grupo psicoterapêutico voltado ao tratamento não medicamentoso da insônia. A proposta é destinada a quem enfrenta dificuldades para adormecer, desperta frequentemente à noite ou não se sente revigorado pela manhã. Os interessados deverão responder previamente a um questionário específico.

Ambulatório do sono

O Hran é referência no Distrito Federal no tratamento de distúrbios do sono. O ambulatório especializado conta com uma equipe multiprofissional e realiza cerca de 600 polissonografias por ano. O acesso ao serviço ocorre por meio de encaminhamento médico da rede pública de saúde do DF.

Destaques

CRM-DF anuncia abertura de procedimento contra Hospital DF Star após intimação de Bolsonaro dentro de UTI

Por Kleber Karpov O Conselho Regional de Medicina do DF...

Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo em 2 de maio no Distrito Federal

Por Ian Ferraz O governador Ibaneis Rocha determinou, nesta sexta-feira (25),...

Ibaneis anuncia linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta sexta-feira...

Entidades repudiam filmagem “indevida” e “divulgação sensacionalista” de vídeo da intimação de Bolsonaro

Por Kleber Karpov O Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça...

Ação emite nova Carteira de Identidade Nacional de forma gratuita para crianças e adolescentes

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal...