Ana Clara quer ser adotada e viver em um lar amoroso

Em Busca de um Lar.



Ser adotada por uma família que cuide dela e, em suas palavras, seja legal é o desejo de Ana Clara (12). Ela se vê em um lar que lhe dê amor, carinho, respeito e onde possa compartilhar momentos do dia a dia, como assistir a um filme juntos. Para o futuro, sonha em ser médica. “Eu quero cuidar das pessoas”, diz a menina.

Ana Clara compõe o grupo de 82 crianças e adolescentes que seguem aguardando por uma família nas instituições de acolhimento do Distrito Federal. Para aumentar as chances da concretização desse sonho, ela integra o programa de sensibilização para adoção fora do perfil clássico desenvolvido pela 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF (1ª VIJ-DF), o Em Busca de um Lar.

À procura de famílias

O Em Busca de um Lar trabalha com perfis de mais difícil adoção. A idade avançada é um deles. Das cerca de 500 famílias habilitadas para adotar, 93% buscam por crianças até os dois anos. Do outro lado, 88% dos meninos e meninas que esperam pela adoção têm idade superior a essa. O acolhimento adotivo torna-se ainda mais dificultoso conforme a idade avança – apenas cerca de 1% das famílias se habilita a adotar acima dos oito anos, faixa etária na qual se enquadram cerca de 38% dos que esperam pela adoção.

Publicidade

Ainda são incluídos no programa grupos numerosos de irmãos e aqueles que possuem algum problema grave de saúde ou deficiência. A ideia é apresentar quem espera por um novo lar para além de um perfil limitado à idade ou à condição de saúde, propiciando o protagonismo de crianças e adolescentes aptos à adoção.

Mundo cor-de-rosa

Ana Clara – Foto: TJDFT

Fã de Barbie, Ana Clara adora brincar com a boneca, assistir a filmes dela e tem o rosa como sua cor favorita. Ela também gosta de brincar de pega-pega, andar de bicicleta e sair para passear. Seu passeio preferido é para o zoológico, onde adora ver pássaros – os que mais admira são arara e tucano.

Outra coisa que a menina curte é ir à escola. Sua matéria favorita é Português, porque gosta de ler e escrever. Entre as histórias que leu e mais gostou, ela cita Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho, além da Barbie, claro. Vaidosa, conta que gosta de se arrumar e deixar o guarda-roupa em ordem.

Clique no link a seguir para conhecer melhor a Ana em vídeo: https://atalho.tjdft.jus.br/J53bzh.

COMO ADOTAR

Famílias interessadas nos participantes do Em Busca de um Lar devem procurar a 1ª VIJ-DF para manifestar seu interesse na adoção. O contato inicial pode ser feito mandando mensagem pelo WhatsApp para o número (61) 99272-7849 ou para o e-mail [email protected].

Caso a pessoa interessada ainda não seja habilitada para adoção, é preciso iniciar o processo – saiba como: https://atalho.tjdft.jus.br/wQt0oO. Quem tem interesse em adotar adolescentes, grupos de irmãos, crianças e adolescentes com deficiência, doença crônica ou necessidades específicas de saúde tem prioridade legal na habilitação e na tramitação do processo de adoção.

SERVIÇO

Veja quem ainda aguarda por um lar na página do programa: https://atalho.tjdft.jus.br/ZUwqlt 

Ouça a história de quem adotou fora do perfil clássico em episódio do podcast Prioridade Absoluta – https://atalho.tjdft.jus.br/oJCUF1

Facebook – https://atalho.tjdft.jus.br/LZhK12  
 
YouTube – https://atalho.tjdft.jus.br/iAc6c5

Instagram TJDFT – https://www.instagram.com/TJDFToficial/



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTETJDFT
Artigo anteriorCLDF relembra 75 anos da expulsão dos palestinos do território de Israel
Próximo artigoGreve dos professores e PaSUS são temas de reunião da CLDF com Casa Civil