SES-DF confirma falta de materiais que, pelas explicações deve ter reposição demorada
Por Kleber Karpov
Na sexta-feira (19/Jan), Política Distrital (PD) recebeu denúncia da falta de suprimentos no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). De acordo com denunciante, na unidade faltam Jelco 24, Cateter central para cateterismo profundo e equipo de bomba de infusão para medicações controladas.
Também de acordo com o denunciante, que pediu sigilo de identidade, o problema ocorre desde o início do mês.
Em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), a pasta por meio de nota, confirmou a falta de dois dos três insumos. “Com relação ao equipo de bomba de infusão, a Secretaria de Saúde esclarece que a empresa que fornecia o equipamento para a rede do Distrito Federal deixou de operar no Brasil. A secretaria já iniciou o processo de compra regular e emergencial.”.
Ainda de acordo com a SES-DF, “No que diz respeito ao Jelco 24, esclarecemos que a Secretaria empenhou o produto no dia 1 de novembro, mas a empresa contratada, que deveria entregar o produto em 30 idas, não fez a entrega. A pasta já fez um novo pedido que está em fase de empenho.”.
Quanto ao cateter central, a SES-DF, não confirmou a informação, sob alegação da necessidade de se “saber a especificação precisa do produto para que possamos fornecer a informação corretamente.”.